Lisianthus: flores cativantes

terça-feira, maio 10, 2016



Com a elegância das Rosas e a floração das Peônias, os Lisianthus possuem forma semelhante a flores que são caracterizadas por uma corola de pétalas volumosas. É uma planta que pertence à família de Gencianáceas e seu nome científico é Eustoma grandiflorum.

O nome é sonoro e a flor do Lisianthus, embora delicadamente sofisticada, possui um toque agreste - selvagem - percebido nas hastes e folhas delicadas, enquanto as flores fechadas lembram botões de rosas.

Muito comercializada em vasos, mas principalmente como flor de corte, as cores mais comuns dos Lisianthus são a branca, o amarelo, o vermelho, o azul, o rosa, o roxo e várias bicolores com duas cores entre corpo e borda das flores.


As pétalas dos Lisianthus são muito finas e delicadas. Só de olhar já dá para perceber que elas precisam ser tratadas com amor. E como todo tratamento a base de amor merece gratidão, é justamente gratidão o principal significado desta flor, cuja beleza delicada e sutilmente elegante, faz dela a escolha perfeita para presentear alguém a quem se queira agradecer ou homenagear.



Origem


Nativa da América do Norte, e México. Suas flores crescem em leitos de rios secos, no deserto e nas áreas de pradarias. Nos estados do Texas, Nebraska, Nevada e Colorado, onde a flor é também conhecida como Pradaria Genciana. Embora sua origem atribua a ela o título de "beleza Americana", sua fama originou-se no Japão, através de um jardineiro japonês que realizou na década de 30 (século passado), intersecções na Pradaria Genciana que resultaram no Lisianthus tal como conhecemos atualmente.

O Lisianthus foi levado para a Europa através do Japão e daí difundido para o mundo todo. No Brasil, a planta conhecida como Lisianto, só começou a ganhar destaque na década de 90,  época em que os países Europeus e Japão já comercializavam a flor em larga escala.


Com ares de flor do campo, o Lisianthus proporciona uma atmosfera de alegria descontraída e ao mesmo tempo frugal, romântica e sofisticada que faz dela uma flor muito apreciada para decorações de casamentos e buques de noivas.


Veja como cuidar


Sozinhas ou misturadas com outras espécies de flores, o Lisianthus sempre se destaca e cativa.


  • Retire as flores da embalagem com muito cuidado, pois tanto as hastes quanto as flores são muitos delicadas e quebram facilmente se o manuseio não for "amoroso".
  • Dispa todas as folhas das hastes que ficarão submersas na água do vaso para evitar a proliferação de bactérias.
  • Corte uns dois centímetros das hastes em chanfro/diagonal antes de colocá-las no vaso.
  • Preencha apenas um terço do vaso com água.
  • Troque a água do vaso diariamente ou a cada dois dias, sempre cortando uma ponta das hastes para favorecer a melhora hidratação da planta, bem como sua durabilidade.
  • Não borrife água nas flores.
  • Coloque seu vaso em local arejado e bem iluminado.
  • Não exponha as flores diretamente ao sol.

No Jardim


No jardim pode ser cultivada em maciços ou bordaduras informais. Com mudas ou sementes o cultivo pode ser feito em pequenas áreas ou vasos. O importante é proteger a planta da luz solar direta e manter o solo úmido sem encharcá-lo.

  • Escolha uma área a meia sombra (sol indireto), para o plantio.
  • Para covas ou vasos em torno de vinte centímetros de diâmetro, prepare uma mistura com uma parte de terra comum (solo de jardim), uma parte de terra vegetal (comprada em lojas especializadas), duas partes de composto orgânico (húmus, farinha de ossos ou torta de algodão).
  • Regue diariamente durante a primeira semana após o plantio com o cuidado de deixar o solo úmido sem encharcá-lo, depois passe a regar a cada dois dias ou sempre que notar o solo mais seco.
  • Essa planta pode ser reproduzida em qualquer época do ano, mas floresce com mais intensidade nos meses da primavera e verão.
  • Se for colher para utiliza-la como flor de corte, colha sempre no período matutino, logo cedo, e prefira as haste mais longas que valorizam mais as flores.

"As flores desabrocham para continuar a viver, pois reter é perecer." (Khalil Gilbran)


Abraços!
Sejamos Felizes!

Imagens: Minhas seleções Pinterest

Lembrou de alguém que gostaria do post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)