Conheça o poder regenerativo de 275 árvores condensado numa parede de musgo para diminuir a poluição nas grandes cidades

terça-feira, julho 04, 2017

Todo mundo já sabe que uma maneira eficiente para a redução de poluentes nos grandes centros urbanos é investir em áreas verdes onde prevaleça o plantio de muitas árvores.

Só que plantar árvores nos grandes centros urbanos não é uma opção viável pela falta de espaço. Plantar muitas árvores então é totalmente impraticável.

Foto: Iwan Baan (São Paulo - Brasil)

A falta da natureza nas grandes cidades traz inúmeros prejuízos a qualidade de vida de seus habitantes, sendo a qualidade do ar o maior deles. Nestas áreas a qualidade do ar é particularmente muito problemática. Mais de 80% de pessoas que vivem em áreas onde a poluição é monitorada, estão expostas a níveis de qualidade do ar que excedem os limites determinados pela Organização Mundial de Saúde OMS.

Mal que só piora, a poluição do ar, segundo a OMS, é a causa responsável por sete milhões de óbitos prematuros que ocorrem a cada ano em todo o mundo.

Para minimizar este problema uma "luz verde" está sendo proposta pela Green City Solutions com sua recente criação: "CityTree", uma parede verde de alta tecnologia que tem o poder regenerativo de 275 árvores condensado em sua estrutura.


A parede, na verdade é um painel móvel medindo 4 metros de altura por 3 metros de largura, preenchido com uma plantação de musgo, que segundo seus idealizadores, "as culturas de musgo, têm uma área de superfície muito maior do que qualquer outra planta", o que proporciona uma captura muito maior de poluentes.

Cada CityTree pode capturar 250 gramas de poeira, gases de ozônio e dióxido de nitrogênio por dia, contribuindo para a captura de gases de efeito estufa, ao eliminar 240 toneladas métricas de CO2 por ano.

Auto sustentável


Dotada de tecnologia, a CityTree se auto sustenta através dos painéis solares instalados no topo da estrutura que geram eletricidade e coletam a água da chuva que é então bombeada para o solo onde o musgo está plantado.


A tecnologia não para por aí. A parede verde conta também com sistema Wi-Fi que medem seu bem estar, ou seja se a cobertura de musgo está saudável, monitorando a unidade do solo e a temperatura. Além de sensores de poluição dentro da instalação que através do monitoramento da qualidade do ar local, indicam qual está sendo o nível de eficiência da CityTree.


Design contemporâneo


O Design moderno combina com o contexto dos grandes centros urbanos. Com uma estética clean a parede verde oferece um banco incorporado a ela para um descanso próximo a um ar mais puro. Mas faltou aquela sombra que só as árvores naturais podem oferecer para um descanso cada vez mais raro nestas grandes cidades.


Até agora, cerca de 20 CityTrees foram instaladas com sucesso em várias cidades pelo mundo como Oslo, Paris, Bruxelas e Hong Kong. Mas a equipe também tem planos de apresentar a Citytree para cidades de países de baixa renda, como a Índia, que tendem a elevar os níveis de poluentes.

A escolha para a localização dos CityTrees nestas cidades é feita intencionalmente. Os pontos escolhidos são aquele onde a poluição é pesada devido ao tráfego e ao fluxo de ar limitado.


A história da CityTree começou a 11 anos e, segundo seus idealizadores, o CitYTree é apenas um pedaço de um quebra cabeça maior, pois eles têm como objetivo maior incorporar a tecnologia do CityTree em edifícios existentes nos grandes centros urbanos.

"Nós sonhamos em criar uma infra-estrutura climática para que possamos regular o tipo de ar e também o tipo de temperatura que temos em uma cidade."

A instalação é um pequeno paliativo para o crescente problema da poluição nos grandes centros urbanos, mas sem dúvida, é um excelente passo na direção de uma "luz verde" piscando no tenebroso túnel da poluição do ar.


Saiba mais sobre Green City Solutions - AQUI

Abraços,
Sejamos Felizes!

Fontes: CNN, Inhabitat, Green City Solutions


Lembrou de alguém que gostaria do post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)