Por que contratar um Paisagista?

quarta-feira, outubro 18, 2017


Paisagismo é arte, tecnologia, design, conforto, criação artística, é construção estética e funcional da paisagem que proporciona melhor qualidade de vida as pessoas e a sociedade, é o "zoom" que nos aproxima cada vez mais do nosso ambiente natural: a "Natureza".



É a união da Arte com a Natureza!


Muitas pessoas não compreendem bem que nesta união: Arte + Natureza é preciso conhecimento botânico (conhecer as espécies vegetais), Conhecimento estético/artístico (para a criação de cenários e composições harmônicas) e conhecimento técnico (para executar o plantio). A falta desta  compreensão faz com que abram mão dos quesitos: conhecimento botânico, arquitetônico e artístico, para ficarem só com o técnico, aquele serviço feito pelo jardineiro, que sabe plantar o que for determinado, mas dificilmente sabe criar, desenhar um jardim funcional, com estilo e personalizado de acordo com as necessidades e gostos do cliente.

Não quero aqui, desmerecer o jardineiro, que aliás é um elemento fundamental para que um projeto paisagístico seja implantado. Quero apenas salientar que existe uma enorme diferença no resultado de um paisagismo feito por uma equipe compostas por todos estes profissionais que ao somarem conhecimentos criam verdadeiras obras com a perfeita união de Arte com Natureza.

Razões para se contratar um Paisagista



Auxílio na construção - 



  • Um paisagista pode participar desde a escolha do terreno e acompanhar a implantação da casa, analisando juntamente com o arquiteto, a vegetação a ser preservada, a topografia do terreno e as modificações para a obra se encaixar bem no entorno. Com este acompanhamento o paisagista poderá desenvolver o projeto paisagístico concomitantemente com a arquitetura, para que a escolha de espécies ornamentais, formatos e caminhos no jardim tenham sintonia com a arquitetura proposta valorizando-a.

Economia - 



  • Investir em um bom projeto de jardim, pode representar no futuro menos dor de cabeça e gastos, com desperdícios em manutenções, consertos de calçadas, infiltrações geradas pela escolha de plantas erradas, desvalorização do imóvel, etc.

Ideias Criativas - 



  • O paisagista, além de atender seus pedidos, pode orientar sobre o que dará certo ou não, oferecendo soluções criativas que você nem imaginaria para seu espaço.


Menos estresse e mais tempo - 



  • Por que se preocupar em escolher e sair para comprar plantas, vasos, pisos, etc, se você pode contar com um profissional da área que poderá lhe orientar quanto a escolha dos elementos necessários, composições e ainda indicar os melhores fornecedores destes produtos para sua comodidade e economia.

Melhor aproveitamento da área - 



  • O que antes era um cantinho abandonado numa casa, pode se tornar um espaço a mais para desfrutar. Basta criar um recanto cercado de plantas e elementos da natureza para você poder contemplar e relaxar. Seja uma pequena varanda, um terraço um ´patio ou um fundo de quintal, o paisagismo fará destes espaços locais de encantamento que farão toda diferença na sua qualidade de vida.


Excelente terapia - 



  • O contato com a natureza através da prática da jardinagem (se você quiser por a mão na terra) são ótimos recursos para desacelerar, descansar a mente e só pensar em coisas boas.


Contribuir para o meio ambiente - 



  • Um simples exemplo: apenas uma árvore de 15 ou 20 anos consegue absorver uma tonelada de CO². A função primordial do paisagismo é criar e valorizar áreas verdes de preferência com muitas árvores.

Mais qualidade de vida-



  • Segundo a Organização das Nações Unidas, é preciso de pelo menos 16 metros² de área verde por habitante para diminuir o estresse urbano e se ter qualidade de vida. Um paisagista pode contribuir com muita eficiência no atingimento desta meta.


Beleza por dentro e por fora -
 



  • Queira ou não a área externa é o cartão de visita da sua casa.Um bom paisagismo pode valorizar o seu empreendimento além de elevar o nível da primeira impressão: aquela que fica.


Impulsiona vendas - 


  • Secundo pesquisa do SECOVI, na hora da venda de um imóvel, uma boa impressão conta muito. E um bom paisagismo contribui para a valorização do imóvel facilitando sua venda.



Escrevo diante da janela aberta. Minha caneta é cor das venezianas: verde!... E que leves, lindas filigranas desenha o sol na página deserta! Não sei que paisagista doidivanas mistura os tons... Acerta... Desacerta... Sempre em busca de nova descoberta, vai colorindo as horas quotidianas... (Mario Quintana)


Veja também:





Abraços,
Sejamos Felizes!


Fontes: Revista Exteriores, Site Paisagismo Brasil - Imagens: minhas seleções pinterest


Lembrou de alguém que gostaria do post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)