Raras e incrivelmente lindas, assim são as Iris! Estamos na época do seu florescimento, então que tal aproveitar?

sexta-feira, outubro 27, 2017


A Primavera é uma época na qual a Natureza nos surpreende com inúmeras surpresas risonhas, coloridas e floridas.Uma destas surpresas é o florescimento da Íris que exatamente neste momento está passando pelo auge do seu florescimento, surpreendendo até o mais distraído passante.

Por isso reforce a atenção, pois você poderá ter uma surpresa no caminho que certamente deixará seu dia mais bonito e seu olhar mais feliz.



Considerada como a flor do Arco-íris, a Íris é juma planta perfeita para o clima tropical brasileiro. Com mais de 200 variações de cores e formas das flores, a Íris tem uma beleza surpreendente, tanto para quem quer dar um toque sofisticado ao jardim, quanto para os floristas e designers florais na criação de arranjos elegantes e requintados.



Significado do nome Íris


O nome Íris tem origem no grego e, segundo Platão, deriva do verbo "eiren" - "dizer", e significa mensageira através das palavras.

Na mitologia grega Íris era uma deusa mensageira dos outros deuses e se manifestava como um arco-íris no céu simbolizando também sua ligação entre o céu e a Terra.

Íris também é o nome de uma flor exuberante que lembra a orquídea, e também denomina a parte colorida do globo ocular que imprimi uma digital única aos olhos que, coloridos, enxergam o mundo onde flores como a Íris florescem para embelezar nossos caminhos e florir nossas almas.

Afinal, havia ainda aquela estrela
Íris, tão jubilada pelos deuses...
Desafio-vos a olhar o céu
Encontra-la é tarefa daqueles 
Que sonham por vê-la!...











Íris é como uma gota de chuva
Que refracta e reflete luz
A luz do sol... branca...,
Multicores, lá vai violeta,
amarelo, verde, laranja,
Azul e índigo... mendigo!...
Para te ver, Óh! Íris!...
Águas das gotas de chuva dispersa!






E, em teus olhos é o vermelho
A cor que reflete... é a luz
Vermelha que resplandece!...
O cumprimento da onda é maior...
E quando num piscar de olhos...
dos teus olhos, do ângulo menor
surge levitando...Íris, a deusa dos deuses!...
Então, é quando o olho do observador... a pode ver!

(JoaninhaVoa)




Dicas de Plantio e cuidados



  • Os melhores meses para o plantio da Íris são janeiro e fevereiro. A maioria das Íris prospera com bastante sol,mas embora a planta tolere a condição de pleno sol, o ideal é plantá-la num local bem iluminado, mas a meia sombra. Deste modo, ela receberá sol durante a maior parte do dia , e terá o benefício de algumas protegidas por uma sombra parcial.
  • Esta planta prefere solos ligeiramente ácidos com um pH entre 6,8 e 7,0, bem aerados e com boa drenagem. 
  • Faça uma boa drenagem no solo, deixando a terra bem fofa, acrescente húmus de minhoca ou matéria ogânica para melhorar sua permeabilidade.
  • Outro ponto importante é no plantio não aprofundar muito os rizomas (estrutura marrom parecida com a raiz), pois esta planta se desenvolve melhor quando o rizoma fica mais próximo à superfície.
  • Depois do plantio, regue bem, mas no decorrer do tempo, vá diminuindo as regas à duas por semana, pois a planta não gosta de solos encharcados cujo excesso de água apodrece suas raízes.
  • Apesar da grande elegância, a planta é rústica não exigindo grandes cuidados quanto a sua manutenção. Não exigem podas e quanto menos mexer nas suas folhas, deixando-as crescerem livremente, melhor será seu desenvolvimento, pois ela ganhará mais nutrientes através da fotossíntese.
  • Somente faça uma poda de saneamento retirando as folhas marrons (secas), quando houverem.
  • Ocasionalmente, (+/- duas vezes ao ano) beneficie suas Iris com os seguintes fertilizantes: NPK 5-10-10 e 5-10-5, farinha de ossos e superfosfato.
  • Como elas têm uma tendência natural de crescerem agrupadas, evite plantá-las muito próximas umas das outras. Dê uma distância de pelo menos 30 centímetros entre cada muda.
  • Esta planta se propaga muito, então a cada três anos divida as mudas dos canteiros e replante-as em outros locais, ou ainda distribua para os amantes de flores que irão adorar!
  • A Íris também pode ser plantada em vasos com os mesmos cuidados esclarecidos acima.

Veja com estão lindas as Iris Azuis do meu jardim:








Curiosidades sobre a flor Iris


Sua aparência sofisticada e moderna têm muita história para contar, pois existe encantando reis e plebeus há muitos séculos...

  • Antes dos gregos os egípcios já conheciam a Íris, cultuavam sua beleza e esculpiram muitas imagens dela nos templos de Karnak;
  • A Íris é associada à monarquia francesa ligada ao Rei da França.
  • Luis VII tinha com ele durante a segunda Cruzada Francesa de 1.147, que originou, para ela, o nome flor-de-lis, fleur de Louis ou fleur-de-lis;
  • Foi utilizada na Revolução Francesa através do mentor Conde Mestre de Saint Germain, que foi o lendário mago Merlim dos Cavaleiros Templários da Távola Redonda;
  • Ela é também utilizada como símbolo usado pelo Priorado de Sião;No Japão ela é conhecida como ayame (nome lindinho de pronunciar).


Inspirações com Íris








"Chega a Primavera, e com ela o espetáculo do desabrochar das flores que comprova: Vale a pena cultivar o melhor  e florescer para a vida."
(Viviane Duarte)







Abraços!
Sejamos Felizes!


Fontes: Fotos pessoais, seleções google e minhas seleções Pinterest ; mini vasos com kenzan ArtFlorir


Lembrou de alguém que gostaria do post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)