Protea uma flor repleta de intensidade

quinta-feira, agosto 16, 2018


O exagero é a arte dos poetas que enxergam as coisas com o brilho certo, e não com a banalidade dos olhos cansados. (Bruno dos Anjos)
Exagerada em exuberância, a Protea é uma obra prima da natureza que sempre nos surpreende e encanta com suas maravilhas...


Rara e misteriosa a Protea é um gênero botânico oriundo do Hemisfério Sul com maior ocorrência na África e Austrália. Pertence à família Proteaceae que apresenta cerca de 1.400 espécies, dentre elas a Protea Cynaroides que mais abordarei aqui.

A família Proteaceae possui inúmeras espécies exuberantes tanto na forma exagerada quanto no colorido que confere às elas um alto potencial ornamental.


O nome faz referência ao deus grego Proteus que, de acordo com a mitologia, tinha a habilidade de mudar de forma na proximidade de um humano. Assim como Proteu a planta também passa por transformações ao longo do processo de desabrochar, encantando nós humanos em todas as fases de seu florescimento.


A espécie mais conhecida da família, é a Protea Cynaroides - arbusto lenhoso com caule grosso e folhas vigorosas com a coloração verde brilhante. Quando adulta, a planta pode atingir 2 metros de altura. suas flores se reúnem ao redor do núcleo central (como o girassol), cujo tamanho varia entre 12 e 30 centímetros de diâmetro com cores que vão do branco ao vermelho e rosa claro com brilho prateado uma das mais apreciadas.


Transformação e esperança são significados atribuídos a esta planta grandiosa, não só pela exuberância e tamanho, como também na longevidade da espécie, pois é considerada uma das plantas mais antigas do mundo. Registros históricos apontam que no século XVII as Proteas já chamavam a atenção de botânicos em expedições à África do Sul que, no início do século XVII já as introduziram no mercado europeu.


A planta transmite em si ares de antiguidade, que não é a toa, pois fósseis com mais de 300 milhões de anos confirmam ser a Protea uma das plantas mais antigas do planeta.

Ares antigos para os especialistas conhecedores de plantas e modernos para os decoradores e floristas mais antenados com as tendências do setor, a Protea faz sucesso tanto nos jardins quanto como flor de corte em arranjos florais modernos e buquês de noivas "desconstruídos" ou não.


Comparadas às outras flores de corte, as Proteas além da exuberância exótica, destaca-se também pela sua durabilidade sendo muito apreciada em arranjos florais diversos.

Muito procurada para compor buquês de noivas, a Protea com seu porte exagerado, muitas vezes dispensa outras flores do buquê e acompanha a noiva com uma única flor.


Além da durabilidade no vaso, a planta continua se mantendo bela após a extinção da sua vida, pois mantém sua estrutura vigorosa quando suas folhas ficam secas atingindo uma coloração marrom.

Quando suas folhas começam a ficar marrons com aspecto comum as flores secas, é só retirar toda a água do vaso e esperar que o processo de secamento atinja toda a estrutura da flor. Mesmo seca ela continua firme e bonita, podendo ser utilizada de outra forma, não menos atraente, apenas diferente, em arranjos com flores e outros elementos também secos.



No Jardim - Cultivo


Planta tropical que adora sol pleno, deve ser plantada em locais ensolarados. sua rusticidade não requer solos ricos em nutrientes, ou seja, não necessita de fertilização. Prospera em solos pobres, porém bem drenados e preferencialmente ácidos ( ph entre 3,5 e 5,8 ).


Plante em covas com profundidade entre 50 e 70 cms. Como não gosta de água, também não requer cuidados especiais quanto as regas, sendo suficiente regá-la apenas uma vez por semana sem excesso para não encharcar suas raízes.

Veja as inspirações com Proteas que selecionei para sua apreciação








Coleção Protea King -  KasaFlor


Abraços!
Sejamos Felizes!

Imagens: Minhas seleções Pinterest: Tudo de flor pra você  e Buquês de noivas



Lembrou de alguém que gostaria do post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!

Leia também!

1 comentários

  1. Ambiente super inspirador,um deleite para os olhos físicos e d'alma !😍

    ResponderExcluir

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Google Plus

Like us on Facebook

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)