O que é Sustentabilidade?

terça-feira, abril 02, 2013


Mais do que um modismo, a sustentabilidade é uma necessidade para garantirmos um futuro que preserve o meio ambiente com recursos naturais plenos ao alcance de todos. A preservação dos recursos naturais não deve ser considerada apenas como um dever, mas sim, escolha consciente no desenvolvimento de projetos sustentáveis. A natureza nos oferece muito, mas o não aproveitamento consciente dos recursos naturais, que já vem sendo amplamente confirmado ao longo do tempo ocasionará, fatalmente, seu esgotamento.


Foto "Jardim de Siguta"

A “Carta da Terra”, documento concebido pela sociedade civil mundial, objeto de uma vasta pesquisa envolvendo mais de quarenta países em todos os setores da sociedade, culturas, religiões, ciências e centros de pesquisa, que durou oito anos na sua elaboração (1992-2000), e sendo assumida em 2003 pela UNESCO, diz claramente em seu preâmbulo:


Ou fazemos uma aliança global para cuidar uns dos outros e da Terra ou corremos o risco de nossa autodestruição e da devastação da diversidade da vida.


Tal afirmação é decorrente daquilo que todos sabemos: a exploração abusiva dos bens e serviços da natureza faz com que a humanidade toque nos limites da Terra. Atualmente o planeta já não consegue recompor o que lhe foi tirado. É fato amplamente divulgado que a Terra está ficando cada vez mais pobre de florestas, águas, solos férteis, ar puro e de biodiversidade.

Foto "Jardim de Siguta"

Mais grave do que isto é o empobrecimento de gente com solidariedade, com respeito, compaixão e cuidado entre todos, quem dirá com o planeta! Isto me remete ao trecho da música de Lulu Santos que diz “Que ainda vai levar um tempo pra gente poder dar risada, assim caminha a humanidade: com passos de formiga e sem vontade...”. Mas, enquanto não chega este tempo, cada um de nós podemos utilizar os recursos naturais de forma consciente de que pequenas atitudes são muito importantes para o cuidado com todos os seres vivos da Terra. Atitudes como o combate ao desperdício da água, e de alimentos, ao desmatamentos ou qualquer dano causado ao meio ambiente que fira a preservação da fauna e flora entre outros faz da pessoa um ser sustentável.

Foto "Jardim de Siguta"

Se queremos continuar a usufruir dos recursos naturais seus bens e serviços, temos que fazer a nossa parte antes que eles cheguem ao esgotamento, afinal não podemos deixar de lembrar que “A Natureza não precisa do homem para viver mas o homem não vive sem a Natureza!”.



Abraços desejosos de que atitudes sustentáveis façam cada vez mais parte das nossas vidas....



Lembrou de alguém que gostaria do post?Espalhe essa idéia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)