Conheça a simbologia da Árvore de Natal

sexta-feira, dezembro 06, 2013





Bendita seja a data que une  todo mundo numa conspiração de amor...

Dezembro traz consigo o espirito de Natal que fecha um ciclo de um ano que se finda através da celebração que exalta sentimentos fraternos, solidários e amorosos entre os seres. Dentre os símbolos desta celebração, destaca-se a árvore que universalmente é considerada um elemento de ligação entre o céu e a terra, ou seja, entre o mundo físico e o mundo divino. É sobre a árvore de Natal e sua simbologia que preparei este post sem esquecer, é claro, do sentido da celebração.


A árvore é um elemento fortemente simbólico nas mais diferentes culturas e está presente nas imagens primordiais de muitas religiões. Com seus encantos, as árvores sempre inspiraram nos povos sentimentos filosóficos religiosos. Seu simbolismo universal sempre estimulou a busca da sabedoria sendo que, cada espécie de árvore com seus variados símbolos, nos convidam a reflexão sobre valores em nós mesmos. Historicamente a importância das árvores sempre foi ressaltada através das atribuições de significados associados ao comportamento e influência de cada espécie para cada povo em sua cultura.

Dentro da simbologia o Cipreste, por exemplo, representa a imortalidade, a Acácia representa a verdade, o Carvalho simboliza a força divina e o eixo do mundo, a Figueira e a Oliveira simbolizam abundância, e vai por aí a fora... Quanto a árvore de Natal, alguns dos simbolismos  associados a ela se relacionam ao formato cônico (freqüente nas espécies coníferas) que se deve ao fato do cone evoluir da forma do triângulo (em rotação) que representa Deus em seu vértice superior e a Natureza na multiplicidade dos diversos pontos que formam sua estrutura até a base.

E nesse sentido, o Pinheiro é a árvore mais escolhida para este fim, além de simbolicamente estar associado a imortalidade e fecundidade decorrentes da sua sobrevivência em terras não muito férteis e a sua facilidade na multiplicação. A árvore de Natal isolada ou associada ao presépio, traz também simbolicamente, recordação da árvore do Paraíso de Adão, a árvore de Jessé cujo fruto é o próprio Cristo, e a árvore da Cruz em que Jesus redimiu a humanidade.


Uma grande diversidade de símbolos e sua universalização confirmam a cristalização cultural da celebração Natalina. Valores humanos como a paz, fraternidade, bondade etc.,  (sentimentos aliás, que deveríamos contemplar sempre) são associados a este momento simbólico, mas se perdem quando o sentido do Natal se degrada através do consumismo desenfreado que degenera a identidade cristã desta celebração. E, nesse sentido, os cristãos devem estar atentos na manutenção da identidade desta celebração através da expressão e do alimento da fé.

Tradicionalmente a árvore é o maior simbolo do Natal e ao montá-la deixamo-nos impregnar pelo espírito desta celebração. Montar a árvore de natal é como vestir a casa para um momento especial que não deve privilegiar o lado material decorrente da troca de presentes mas sim o sentido do Natal que está no amor ao próximo, na solidariedade, no perdão, na gratidão, enfim que está na essência que nos distingue como seres humanos.

Selecionei algumas sugestões de simbólicas árvores de natal para sua inspiração, se pensar em criar um clima de celebração no seu lar e coração...


Simplesmente singela e natural esta representação da árvore despojada de enfeites nos remete a força e beleza que a árvore nos oferece na Natureza.

Para os amantes dos livros esta é realmente uma simbólica árvore repleta de conhecimento.

Para os apreciadores dos vinhos e colecionadores de rolhas, esta é sem dúvida uma árvore bem inspiradora....

Clean e ao mesmo tempo sofisticada esta árvore traz um toque de celebração para qualquer cantinho.

Esta árvore  tem a parede como suporte para uma série de mimos associados a muitas recordações, e como já dizia o poeta: "recordar é viver..."

Deliciosa esta árvore feita com muitos biscoitos docinhos para encher os olhos, agradar ao paladar e ao coração.

Celebrar é algo que o ser humano faz naturalmente quando facilmente se reúnem para comemorar, aniversários, casamentos, vitórias, etc. Do ponto de vista social e antropológico, celebrar contribui para reforçar laços, reconciliando as pessoas consigo mesmas e com seus semelhantes. Nesse sentido, falando em celebração as vésperas de uma festa Cristã, desejo à todos vocês a constante renovação da esperança e da fé de vivermos em paz nutrindo sempre sentimentos de ternura, solidariedade e amor.


É com Abraço Fraterno que desejo à todos um Feliz Natal!



Imagens: Seleções google e pinterest.



Lembrou de alguém que gostaria do post?Espalhe essa ideia! Compartilhe!

Leia também!

2 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)