Jóias Raras de Nic Bladen

quinta-feira, dezembro 12, 2013


Nic Bladen é um aclamado escultor Sul Africano, mundialmente conhecido por suas representações complexas de flores, vagens, folhas e plantas inteiras como verdadeiras "Jóias Raras".
Suas extraordinárias esculturas botânicas são criadas através de fundição de plantas inteiras em bronze e prata. Bladen é capaz de criar esculturas botânicas incrivelmente delicadas com uma riqueza de detalhes que preservam a verdade de cada espécie. Sua obra ilustra a capacidade de resistência, bem como a fragilidade da Natureza.



"Minhas esculturas servem como um testemunho das muitas plantas que desaparecem do nosso alcance". (Nic Bladen)

Sua técnica foi desenvolvida a partir de sua experiência como técnico em prótese dentária e cursos relacionados a fundição em bronze. O método que ele usa é conhecido como "fundição de cera perdida" que envolve a criação de moldes de materiais orgânicos reais, para transformá-los em esculturas botânicas de plantas inteiras desde a raiz até a  ponta de flores, além de delicadas peças de joalheria.

Bladen vive com sua esposa, a artista Jane Epell, em uma fazenda situada entre a montanha e o mar, perto de Kalk Bay, cerca de meia hora ao sul da Cidade do Cabo, situado no coração do Reino Floral do Cabo, o menor e mais rico de seis regiões florais botanicamente distintas do mundo. É nesse entorno que Bladen se inspira para realizar suas obras, mas, em meio a toda exuberância da Natureza circundante, cresce sua preocupação pelo crescente número de plantas ameaçadas de extinção.
"O meu desejo é mostrar a fragilidade de nosso reino vegetal", diz ele. Trabalhando com o Kirstenbosch National Botanical Garden, Bladen tem acesso a algumas das plantas mais ameaçadas da África do Sul, "muitos dos quais estão agora extintas na Natureza ou tão escondidas que ninguém sabe nada sobre elas", diz ele.


Apaixonado por plantas nativas e flores, Bladen considera que as pessoas que usam suas jóias, sentem que estão usando algo que ficou congelado no tempo, pois muitas das espécies vegetais que ele transforma em jóia, estão desaparecendo muito rapidamente. Para Bladen há um valor documental em suas obras no sentido que vão existir muito depois de muitas plantas desaparecerem.
Selecionei algumas "Jóias Raras" e delicadas de Bladen para sua apreciação e inspiração. Percebam que cada planta tem sua particularidade, pois são matrizes naturais para cada peça da jóia, e não reproduções simétricas, por isso cada parte de um par de brincos é diferente. Realmente um Luxo Raro!





Gostou? Saiba mais AQUI.

Abraços,
Sejamos Felizes!
Temos a Arte para não morrer a Verdade. (Friedrich Nietzsche)

Lembrou de alguém que gostaria do post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)