O Jardim no clima do Valentine's Day

sexta-feira, fevereiro 14, 2014


O dia 14 de Fevereiro é um dia especial em muitas partes do mundo que comemoram nesta data o dia dos Namorados, conhecido como Valentine's Day.
O dia dos Namorados é uma data comemorativa, não oficial, destinada aos casais de namorados, pretendentes e apaixonados. É tradição a troca de presentes, bombons e cartões com mensagens de amor entre namorados ou pessoas que se amam. Aqui no Brasil, esta data é comemorada em 12 de Junho.
Uma breve História da Data Valentine's Day, relata que a comemoração desta data remonta um dos períodos do Império Romano no qual Um bispo da Igreja Católica, São Valentim, foi proibido de realizar casamentos pelo imperador romano Claudius II. Porém, o bispo desrespeitou a ordem imperial e continuou com as celebrações de matrimônios secretamente. Ao ser descoberto, foi preso e condenado a morte. Enquanto estava na prisão, recebeu vários bilhetes e cartões, de jovens apaixonados, valorizando o amor, a paixão e o casamento. O bispo Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro do ano 270.
Em sua homenagem, esta data passou a ser destinada aos casais de namorados e ao amor, e a comemoração passou a ser realizada todo 14 de junho, principalmente, na Europa e, posteriormente (século XVII), nos Estados Unidos.

No Brasil, a data e a história são outras. A comemoração por aqui está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões - "Santo Antônio" - que em suas pregações religiosas, sempre destacava a importância do amor e do casamento. Em função de suas mensagens, depois de ser canonizado, ganhou a fama de "Santo Casamenteiro". Em nosso país, 12 de Junho (véspera do dia de Santo Antônio) foi a data escolhida para a comemoração do dia dos namorados.


Nos Estados Unidos a comemoração dos dia dos namorados - Valentine's Day -  é feita de um jeito diferente; lá a data é comemorada, principalmente, por namorados, casais casados, noivos, amigos e pessoas que se amam, como por exemplo pais e filhos. Os que se amam demonstram, nesta data, todo o seu amor através da troca de cartões, flores, chocolates e presentes. Os cartões costumam ser feitos pelas próprias pessoas, o que dá um toque bem criativo e pessoal a data.

E nada como tratar de forma pessoal um sentimento que é também muito pessoal. É muito legal a forma como na Europa e nos Estados Unidos, no Valentine's Day, é costume presentear não apenas os namorados, mas sim amigos, familiares e qualquer pessoa por quem se tenha amor e carinho.
Essas comemorações, independente de serem datas "aparentemente comerciais", provam que nelas as manifestações do amor se espalham entre todos, demonstrando o quanto esse sentimento é especial e merece ser comemorado. Amar  e ser amado é a experiência mais essencial do ser humano, pois uma vez que experimentamos o amor, somos capazes de estabelecer relações sadias, simples assim, porque aquele que é amado quer amar.


Beijo no coração,
Sejamos Felizes!

Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)