Raio-X da Natureza

sexta-feira, fevereiro 28, 2014




No final de Outubro/2013, no evento TEDx em Croningen, Holanda, um homem deu uma palestra fascinante sobre como o trabalho de sua vida o levou a uma jornada de encontro com a Arte transformando-o em um artista. Seu nome Arie van't Riet, estudou física de radiação em Delft University of Technology e obteve seu PhD pela Universidade de Utrecht. Como físico médico foi registrado em primeira mão em um  hospital onde pode acompanhar o incrível progresso do Raio-X com relação a evolução na qualidade de imagens.

Contou em sua palestra, sobre o dia que foi procurado por um colega pedindo para que tirasse um Raio-X de uma de suas pinturas. O trabalho era um objeto fino que Riet nunca tinha visto antes. Atendeu o colega e o resultado deu certo. Certo no sentido de uma estética inusitada que despertou em Riet a curiosidade de experimentar outras imagens de objetos finos, ocorrendo-lhe as flores como possibilidade. Começou então, com um buque de tulipas, cuja imagem analógica, ou filme de  Raio-X em prata brometo, se assemelhava a um negativo de fotografia em preto e branco. Após analisá-la, Riet digitalizou essa imagem invertida para depois coloriza-la seletivamente no Photoshop. O resultado, curioso e delicado foi admirado por diversas pessoas que ao afirmarem que eram Arte, incentivaram a continuidade do trabalho que veio transformar Riet em artista.

O artista passou a incluir insetos em seus trabalhos evoluindo para animais mortos como pássaros, sapos, lagartos, etc., para instigar a curiosidade chamando mais atenção para as composições que passou a denominar de "bioramas".

Inspire-se nos "bioramas" de Arie van't Riet que selecionei para sua apreciação:


Buquê Tulipas

philodendron, aranha e rato

philodendron e lagarto

habitantes do jardim

Camaleão e begonias

Margaridas

Galho com pássaro

Medillena, cobras e lagartos

Fantasia!?! Não! É a pura realidade...


A visão de Raio-X, é o X da questão que imprime no trabalho de Arie van't Riet, Razão e Sensibilidade, para nos dar um vislumbre do universo invisível que nos rodeia. Invisível no sentido daquilo que nosso olhar não alcança, tornando visível através de sua técnica, a anatomia oculta da Natureza.

Em todas as coisas da Natureza existe algo maravilhoso.

(Aristóteles)

Abraços,

Sejamos Felizes!
Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!


Fontes: www.mymodemmet.com

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)