Você sabe o que é Happy Decor?

quinta-feira, março 13, 2014


Recentemente chegou por aqui, o termo Happy Decor, decorrente de uma tendência no âmbito da decoração dos ambientes que surgiu nos EUA. O Happy Decor fundamenta-se na Psicologia do Design que utiliza os conhecimentos propiciados pela Psicologia Positiva dentro da Psicologia Ambiental, cujo intuito é a busca por soluções que promovam felicidade nas interações homem-ambiente.


A psicologia do design de interiores visa auxiliar lares e estabelecimentos comerciais dentre outros, para que venham ser espaços promotores de bem-estar e qualidade de vida. Para isso fundamenta-se no universo da investigação neurocientífica das emoções humanas.

Existem vários estudos que levam muito a sério as pesquisas das relações entre felicidade e ambiente. Seus estudiosos são psicólogos sociais, experimentais, evolutivos e ambientais que confirmam em seus trabalhos que o bem-estar numa casa reside em grande parte na possibilidade que os moradores têm de fazer mudanças nas suas moradias. Essa autonomia quanto à organização da casa cria um elo emocional entre o morador e o imóvel. Não é por pouco que as pesquisas apontam que proprietários são mais satisfeitos com suas moradias do que os inquilinos.

O movimento Happy Decor relacionado ao Design de Interiores (decoração de ambientes), está vinculado à cultura de consumo contemporânea, que promete felicidade em diversos âmbitos como literatura, perfumaria, culinária, imóveis, contas bancárias, etc.. As soluções que o Happy Decor propõe para ambientes que promovam felicidade é o uso de cores intensas na decoração dos ambientes da casa, e/ou outros estabelecimentos, refletindo o comportamento e estilo de vida contemporâneos.

Determinadas mudanças nas características da casa e/ou seus ambientes, contribuem para melhorar a percepção subjetiva dos moradores através do desenvolvimento dos sentimentos positivos que estas mudanças podem promover. No Happy Decor a Alegria é Colorida, e as cores são o ponto alto deste estilo que é pruro alto astral. Mas é preciso cuidado, pois tudo que é excessivo pode também cansar e comprometer a "felicidade". A idéia não é sair colorindo a casa inteira, mas sim, fazer um bom uso das cores com toques e detalhes que contribuam para dar personalidade aos ambientes em harmonias leves que produzam sensações de bem-estar que reflita qualidade de vida.

Na realidade, trabalha-se com poucas cores. O que dá ilusão do seu número é serem postas no seu justo lugar.

(Pablo Picasso)

Veja nos exemplos que selecionei para sua apreciação e inspiração como a frase de Picasso é bem aplicada:










Explorando recursos como iluminação, mix de padrões de estampas e cores que quebrem o neutro convencional, você pode misturar sem medo de ser feliz.

Abraços, be happy!


Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!


Imagens: web

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)