Arquitetura Inspirada em Ovos

sábado, abril 19, 2014




Nesta época de Páscoa vemos ovos por todos os lugares. O ovo é um símbolo universal de nascimento e criação, o qual se manifesta por meio de transformação sendo, portanto um repositório de uma "Vida Nova". Celebrado como uma das formas mais duráveis e eficientes encontradas na Natureza, o ovo tem servido de inspiração de design para projetos em toda parte. Para aproveitar essa onda temporária, onde muitos ovos estão  atraindo nosso campo de visão, trago para este post, alguns projetos de arquitetos que valorizam em suas criações a forma ovóide peculiar.

Los Carpinteros Guiro Bar



Enquanto os ovos de Páscoa trazem em seu interior surpresas e guloseimas, a dupla artística Los Carptineros, criaram um bar dentro de uma estrutura de grades ovais, inspirado pelo instrumento de percussão cubana feitos a partir de frutas tropicais secas. Lá, o seu interior contém outras surpresas, como por exemplo, a iluminação interna do Guiro Bar,  que cria um efeito brilhante e etéreo.

Biblioteca da Universidade Livre Foster + Partners



Concebida como uma das mais simbólicas instituições de Berlim, esta biblioteca ovoide possui quatro níveis e parece uma casca de ovo embalado em papel quadriculado incorporado na paisagem. Apelidado como "Cérebro Berlim", em sua estrutura metálica com vidros curvos, abriga mais de 700 mil livros. Os vidros possuem aberturas escalonadas que permitem a ventilação natural e o sombreamento necessário para ajudar a controlar a temperatura e a luz do dia promovendo conforto interno.

Parque Nacional de Bavarian Forest



Aqui a forma ovóide dá corpo a uma passarela de madeira que além da forma de ovo é também  a mais longa caminhada pelas copas da árvores do mundo. Localizado no Parque Nacional de Bavarian Forest na Alemanha, esta estrutura de passarelas para caminhada, envolve três enormes Abetos. A chegada ao topo contempla seus visitantes com uma visão deslumbrante das montanhas da Baviera.

Casa Ovo



Mais uma inspiração para a forma ovóide, a casa ovo é criação dos escritórios de arquitetura ingleses PAD Studio e SPUDE Goup, juntamente com o artista Sthefen Turner. A construção foi projetada para  moradores que queiram se isolar da vida urbana, podendo ser instalada em qualquer lugar, inclusive na água. A casa Ovo é minúscula, mas conta em seu interior com uma cama, uma mesa, uma pequena cozinha e um banheiro. Embora seus recursos sejam limitados, a casa Ovo possui energia solar que dá conta da iluminação e do carregamento de celular e computador.

+ Casa Ovo



Criação da empresa belga dmvA, essa Casa Ovo mede 20 metros e pode ser transportada para qualquer lugar. A forma compacta foi projetada internamente para preservar o máximo de espaço.


A casa possui banheiro, cozinha e espaço para uma cama. Em seu interior vários nichos acomodam pertences do morador. Seus usos vão desde quarto de hóspedes, escritórios até compacta moradia propriamente.

Casa Ovo ecologicamente correta e divertida



Parece cenário de estórias para crianças, mas é um projeto de vilarejo idealizado pelo arquiteto italiano Roberto Casati. O arquiteto explica que cada casa do conjunto possui 70 metros quadrados distribuídos em dois pavimentos e são dotadas com tecnologias eficientes e limpas de captação de energia. Cada casa tem capacidade para produzir energia eólica, e captação de luz natural, além de sistema para reutilização da água da chuva. Totalmente sustentáveis, as casas são construídas com pneus de carros reciclados e madeira reutilizada. E suas cores lembram o gostoso colorido dos chocolates M&M.

Hummmm..., falando em chocolates e na véspera da Páscoa, se você curte ovos do "tipo chocolate", desejo que sua Páscoa seja recheada deles, e lembrando a simbologia de vida e transformação, contida não só nos ovos como na data, que a criatividade esteja sempre presente em sua vida trazendo inspiração, renovação e gostosuras.

Abraços,
Sejamos Felizes!


Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!


Fonte: Inhabitat - Imagens: Web.

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)