Ilusão de ótica

quinta-feira, setembro 04, 2014



O termo ilusão de ótica, aplica-se a todas a ilusões que enganam o sistema visual humano fazendo com que vejamos qualquer coisa que não está presente, ou fazendo-nos vê-la de outro modo. As ilusões de ótica podem surgir naturalmente, ou serem criadas por astúcias visuais específicas que, demonstram certas hipóteses sobre o funcionamento do sistema visual humano. Imagens que causam ilusão de ótica são largamente utilizadas nas artes e já vimos aqui no blog, um trabalho de body arte bem interessante sob esse enfoque e que se se parece com o que trago para esse post.


Usando o corpo humano para suporte do seu trabalho, como se fosse uma tela, a artista Gesine Marwedel cria incríveis obras de arte sobre um corpo fazendo com que o observador mais empenhado não enxergue o corpo e só consiga ver a forma que a artista induz com sua arte de ilusão de ótica.

Para isso, a artista utiliza como suporte um corpo humano em posições estudadas muitas vezes através de trançados de corpo, cabeça e membros de uma pessoa para produzir ilusões de ótica que parecem ser paisagens, animais e todos os tipos de projetos elaborados.

A primeira vista, muitas das composições, que são definidas contra fundos pretos ou brancos sólidos, parecem pinturas tradicionais. É somente após uma inspeção mais próxima, que os músculos de um braço ou as dobras de uma perna se revelam ao espectador.

A artista diz que: "Bodypainting" não é apenas tinta sobre uma tela de vida que é a gravação de formas no corpo de design, pintura em e com o corpo. É a transformação de um homem em respiração, movimento, obra de arte viva..."


Veja algumas imagens que selecionei para sua apreciação e inspiração:











Saiba mais sobre a artista  Gesine Marwedel AQUI.


Abraços,
Sejamos Felizes!

Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!


Fontes: mymodernmet; wikipedia; site da artista.

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)