Dicas de economia de água no jardim

quarta-feira, fevereiro 11, 2015

Em meio a esta crise com a falta d'água, a economia deste liquido vital está na pauta do dia-a-dia de todos nós. A economia dos recursos naturais sempre foi essencial, mas nem sempre priorizada e desenvolvida. Conhecemos muitos dos fatores que desencadeiam toda essa problemática e embora os problemas ambientais estejam ainda ocorrendo, não podemos fechar os olhos achando que não temos nada haver com isso.


A crise da água está aí para confirmar que sem uma consciência ambiental desperta e refletida em ações de preservação dos recursos naturais essenciais à manutenção da vida, as conseqüências atingirão todos nós. Nesse sentido, trago para este post, algumas dicas de preservação e economia de água no Jardim, que só por conter parte da Natureza, merece ser preservado.

Segundo a Declaração Universal dos Direitos da Água:

- A água faz parte do patrimônio do Planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.

- A água é a seiva do nosso Planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal e ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.


Dicas de economia com as regas e preservação do jardim:

A inclusão de árvores no jardim favorece a manutenção da temperatura do solo em virtude da redução de perda d'água através das áreas sombreadas pelas copas.


A inclusão de plantas resistentes a seca, bem como variedades de gramas, forrações e plantas nativas adequadas às condições da região que você reside, também contribui para a manutenção de um jardim com economia de água. Evite grandes áreas impermeáveis como pisos cerâmicos e cimentícios que impedem a infiltração das águas das chuvas. Priorize pisos permeáveis, detalhes com pedriscos, cascas de árvores, decks, etc.


Mantenha a superfície da terra sempre porosa, acrescentando matéria orgânica para facilitar a infiltração das águas das chuvas e das regas.


Veja mais dicas:

Use coberturas mortas nos pés das plantas como, casca de árvores, folhas secas, seixos, etc. Isso contribuirá para diminuir a temperatura da terra deixando-a mais estável.


Ao regar, molhe bem a terra e não as folhas das plantas. Regue bem próximo ao solo, quanto mais próximo do solo for a rega, melhor é o aproveitamento da planta na captação da água que é feita pelas raízes. Isso diminui também a compactação da terra, deixando-a mais permeável. Programe as regas para as primeiras horas da manhã ou ao cair da noite. Evite molhar o jardim sob sol muito forte. Estudos comprovam que a perda de água pode chegar a 30% quando as regas são feitas sob altas temperaturas. Evite regar o jardim quando estiver ventando.

  • Se possível, armazene a água da chuva para a irrigação.
  • A instalação de sistemas de irrigação, por gotejamento ou microaspersão, ajudam a economizar água. Neste caso, é importante a verificação periódica dos aspersores e das conexões do sistema para evitar vazamentos.
  • Ao utilizar a mangueira, use sempre esguicho tipo revólver que possibilita direcionar o jato da água para os locais que necessitam regas, bloqueando a saída da água quando tiver que passar de uma área para outra. O velho e bom regador também é mais econômico do que as mangueiras tradicionais.
  • Evite podar a grama muito rente ao solo. Eleve a altura de corte da grama (4 a 6 cms.) para preservar mais a umidade da terra.


Saiba mais sobre os "Princípios Chaves" para Regas eficientes e economicas - Saiba + AQUI

Com relação a crise de falta de água, a melhor solução não é deixar de regar, mas fazer um uso inteligente da água para não sacrificar o Jardim a ponto de perde-lo. A Natureza é sábia, ela busca mecanismos para se auto preservar em meio a crises, então não se desespere, observe seu jardim e planeje suas regas de forma sustentável e econômica.

Sustentabilidade tem haver com a essência da vida, vida pela qual devemos lutar, preservando e valorizando no nosso dia a dia os recursos naturais tão essenciais a esta manutenção.

Abraços,
Sejamos Felizes!

Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!



Imagens: Web

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)