Ramalhetes para a Arte

quinta-feira, abril 16, 2015


Nosso mundo está cheio de exemplos emocionantes de Arte desenvolvidos com várias linguagens, através das mentes criativas que olham para o mundo como olham para uma tela em branco, na qual podem criar suas obras primas. E, neste universo, são infinitas as inspirações para tais criações artísticas,  e diversos os materiais que os artistas utilizam para a realização dos seus trabalhos, como é o caso das flores, que além de serem verdadeiras fontes de inspiração em si mesmas, são também material e suporte para a realização de muitas obras de Arte Floral.


As flores são usadas pela Arte não só como fonte de inspiração, seu uso vai além de serem retratadas através do desenho e da pintura. As flores podem se tornar elementos centrais e temas principais para qualquer tipo de linguagem artística. Tanto que a "Arte Floral", também conhecida como "Design Floral", tornou-se uma das principais indústrias de decoração do século, na qual, desde os arranjos para residências, festas, celebrações, etc., as flores tornaram-se elementos importantes e muitas vezes indispensáveis para muitos aspectos da vida cotidiana.

O prestígio da Natureza é tão grande que no universo da arte, muitos escultores passaram a utilizar vegetação e flora como um elemento principal na sua linguagem criativa, como é o caso da "Topiaria" que é a arte de esculpir plantas e árvores em diversas formas de animais, objetos, etc.

Não resta dúvida que há um interesse crescente na beleza no mundo das artes quando se trata de Arte Floral e atendendo esta demanda muitas escolas profissionais oferecem treinamento para arranjos florais e de Design, devido a extensão da indústria e da necessidade dos consumidores.

Para enaltecer tais manifestações artísticas neste universo onde as flores são verdadeiros símbolos da Arte, um evento honorário tem sido realizado nos últimos 30 anos, no Museu de Belas Artes De San Francisco, Califórnia (Fine Arts Museums of San Francisco), onde grandes designers florais, são convidados à apresentar interpretações florais de obras de arte que pertencem ao acervo permanente do museu. Nesta exposição os artistas florais podem exibir as belas peças produzidas através de suas linguagens artísticas com todo o status de verdadeiras obras de Arte, como de fato o são.


O nome do evento é "Bouquets to Art" (Ramalhetes para a Arte), onde criações florais peculiares, deslumbrantes e únicas para todo tipo de linguagem florais são exibidas. O evento oferece demonstrações de arranjos florais e escultura em topiária em sessões informativas com alguns dos principais designers e artistas florais do país.

Cada um de nós vemos as mesmas coisas de formas diferentes. Os designers florais que criam as obras em "Ramalhetes para a Arte", nos mostram, através de suas releituras das obras que lhes foram atribuídas, sua forma de verem aquela Arte. Para exemplificar: na foto acima a autoria da arte floral é da Farmgirl Flores que fez a sua interpretação da obra "Laranjas" de William Joseph Mc Closkey, de uma forma bem literal.

O tecido branco amassado na pintura é representado pelo arranjo composto pelas flores brancas: orquídeas, anêmonas e lírios, enquanto os arranjos de ranunculus representam a forma e a cor das laranjas sobre a base.

Agora, veja alguns exemplos que selecionei para sua apreciação e inspiração...Perceba como cada artista fez a sua representação da obra de arte e tire suas próprias impressões.











Para Julian Cox, curador geral do Museu de Belas Artes de San Francisco, que vê a arte com o olhar de um estudioso, "o evento é maravilhoso, pois traz um nível extra de emoção para as galerias, através da resposta criativa dos designers florais para a Arte do acervo permanente de forma viva e emocionante".

Isso tem feito com que a exposição seja um sucesso constante ao longo dos seus trinta anos de existência recebendo cerca de 10.000 pessoas por dia, enquanto que as demais exposições recebem de 2.000 a 4.000 no máximo. "O prédio do museu cantarola com as pessoas que olham para a Arte comparando-a com os arranjos de flores expressando sua emoção e envolvimento de forma palpável".

Misturar Arte e Natureza só podia dar nisso!

Abraços,
Sejamos Felizes!


Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!


Fontes:bouquettoart.org; houzz.com; Imagens: seleções pinterest e google+

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)