Grama em impressão 3D

quinta-feira, julho 30, 2015



Em 1984, surgiu a primeira impressora 3D pelas mãos de Charles Hull, que ao invés de tinta para imprimir imagens sobre papel, passou a utilizar diversas materias primas para a construção de objetos tridimensionais camada por camada. De lá para cá, as impressoras 3D foram conquistando muitos espaços nos mais diversos segmentos da sociedade. Conquistas estas que tem gerado uma nova revolução industrial na qual a jardinagem também já faz faz parte.

A jardinagem, entrou neste cenário, através de uma equipe de estudantes da Universidade de Maribor, na Eslovénia, que desenvolveu uma inovadora impressora 3D que pode criar objetos nos quais brotam grama.

Em 2013, Maja Petek, Tina Zidansek, Urska Skaza, Danica Rseniönik e Simon Trzan, trabalharam junto como o professor assistente Dusan Zidar no desenvolvimento da impressora "Tiskaj Zeleno" que quer dizer "Impressão Verde" (tradução livre), que, segundo eles, liga a Arte, a Natureza e a Tecnologia ao imprimir a partir de uma mistura de solo, água e sementes de grama, objetos nos quais brotam grama deixando-os verdes ao longo do tempo.

A "Print Green", como também é conhecida, é uma máquina especialmente modificada que utiliza como matéria prima a água a terra e as sementes em vez de plástico ou metal para a construção de objetos. Essa matéria prima forma uma pasta lamacenta que mantêm sua forma e, ao longo do tempo, surpreende com o surgimento da grama que brota por sua superfície.
Há uma variedade de usos para este tipo de máquina, um dos quais é a aplicação de composições de superfície única que caracterizam a rotulação de obras de Arte, e dos padrões decorativos.

Saba + sobre o projeto Print Green AQUI   e AQUI também.

Sobre a revolução das Impressoras 3D um artigo Superinteressante AQUI

Abraços,
Sejamos Felizes!


Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!


Fontes: inhabitat; mymodernmet; site e facebook: print green

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)