O que nosso mundo precisa?

quinta-feira, agosto 13, 2015

Olá amigos,
Bem Vindos ao Jardim!


Sinto muito contrariar, mas o mundo não está precisando de mais poesia. A poesia suficiente existe desde sempre. O mundo está precisando de pessoas mais tolerantes. Umbigos minúsculos. Pessoas que sabem amar gratuitamente. O mundo precisa de pessoas que são de verdade. De existências amorosas. De encontros verdadeiros e desinteressados. O mundo está precisando de menos juízes e mais interlocutores de esperança. De quem finca raízes e colhe flores. De quem quebra algemas e desata nós em nome da fraternidade. Fosse as pessoas mais justas, não precisaríamos de muros que afastam, mas de pontes que aproximam.

O mundo precisa de menos culpados em disputas imbecis e mais acertadores em palavras que acolhem. O mundo precisa de gente desacostumada com o frio do distanciamento humano. Fosse as pessoas mais sábias e menos sabidas, a palavra seria um ato com validade como sopa quente em dias frios. Precisamos abortar toda a mediocridade e se não fizermos isso, continuaremos ser humanos clandestinos.

Ita Portugal

Certamente muitos de nós já ouvimos muitos de nós reclamar sobre o mundo que está fadado a não ter mais jeito. Que jeito? Frustração é um sentimento comum num mundo cheio de problemas como o nosso. Problemas estes, que estão nas pessoas, seres que fazem parte "deste mundo", sem perceber o quanto poderiam transformar esta realidade com pequenas mudanças focadas num sentido mais humano que envolva solidariedade, gentilezas, e tantas outras práticas do bem.

Se queremos um mundo melhor, teremos que nos esforçar para de alguma forma contribuir para isso. Toda mudança requer esforço, leva tempo, e ao decidirmos por alguma, não podemos só focar no impossível, pois nada muda da noite para o dia. Devemos sim, focar nas mudanças que podemos fazer para melhorar o nosso pequeno espaço neste mundo. Mudanças que não se restrinjam só ao nosso próprio umbigo, mas que se estendam a tudo e a todos com que nos relacionamos.

Sobre mudança e transformação, uma frase dita por Gandhi muito inspiradora diz: "Seja a mudança que você quer ver no mundo"; Simples e profunda ela indica que devemos agir, ao invés de reclamar, e que nossas escolhas refletidas nas nossas ações, farão toda a diferença tanto nas nossas vidas, como na vida das pessoas que pudermos inspirar. Se caminharmos nesse sentido, seremos um elo fundamental numa grande corrente de transformação.


Pequenas mudanças que promovem grandes transformações

Instintivamente todos sabemos como ser gentis, mas lamentavelmente, muitos demonstram um total desconhecimento a respeito de atitudes do bem como respeito, cortesia, gentileza, solidariedade, elogio, gratidão e tantas outras atitudes que só produzem "Bem Estar" para quem gera e para quem recebe.

Vivemos num mundo cheio de distrações, que nos absorvem a ponto de nos fazer esquecer como é olhar nos olhos. Caminhamos entre muitas pessoas sem fazer nenhum contato visual. Olho no olho, de humano para humano, já parece coisa do passado, é tão raro..., comum mesmo é ver as pessoas fazendo contato visual com seus celulares. Quando estamos olhando para o celular, não estamos vendo as pessoas nem nada que está acontecendo a nossa volta.

Esta é uma pequena mudança para se pensar: quando estivermos com as pessoas, que tal deixar de lado nossos aparatos tecnológicos para nos conectarmos com quem estiver do nosso lado no momento real? E mais: Que tal sorrir para as pessoas que nos atendem como por exemplo um caixa do supermercado, o carteiro, olhar nos olhos do garçom, agradecer, elogiar, oferecer palavras de encorajamento, enfim doar pequenas atenções que certamente vão iluminar o dia de quem recebe e produzir um agradável bem estar a quem faz, sem contar no quanto as boas atitudes tem o poder de inspirar nas pessoas o desejo de repeti-las.


As vezes melhorar o mundo não envolve necessariamente outra pessoa que não seja você. Talvez sua casa precise de cuidados, seu jardim precise de flores. Então cuide dos seus espaços, cuide de você. Faça as mudanças necessárias, doe coisas que você não usa mais. Alguém em algum lugar, provavelmente poderá se beneficiar de seus itens descartados. Um espaço cuidado e organizado traz conforto e aconchego para que você se sinta menos estressado e mais confiante, e assim, na sua melhor forma, poder sair para espalhar pelo mundo boas vibrações.

Beijo no Coração,
Sejamos Felizes!


Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!



Imagens: Seleções Pinterest.

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)