Clorofila - Verde do Bem!

terça-feira, setembro 01, 2015

folhas

"Sangue Verde" é uma das formas que a Clorofila é conhecida em decorrência da sua estrutura molecular ser muito semelhante à da hemoglobina. O que difere as duas é o ferro que é presente no núcleo da hemoglobina, e o magnésio que é presente no núcleo da clorofila.

O conceito de clorofila foi cunhado em 1818 por F. Pelletier e J.B. Caveteau, que a define como cada um dos pigmentos que se encontram nas células das plantas, dando cor verde às suas folhas. A cor verde é conseguida devido a absorção de luz das regiões entre o azul e o vermelho do espectro de luz refletindo diferentes tonalidades de verde.

Fundamental para o processo da fotossíntese, a clorofila capta a luz solar e a utiliza como fonte de energia para transformar dióxido de carbono, água e sais minerais em alimento. Durante essa transformação, a planta libera oxigênio no ar. Ela é essencial para a vitalidade na biosfera, ajudando as plantas a crescerem e assim a sustentarem a vida na Terra. Ela torna possível que as plantas sintetizem o próprio alimento e sejam a base de toda a cadeia alimentar. Ela pode trazer diversos benefícios para nossa saúde e por isso é importante a ingestão de alimentos ou sucos verdes para que possamos aproveitar seus fitonutrientes.


Alimentação

A clorofila faz parte de nossa dieta sempre que ingerimos vegetais, especialmente os verdes. Como regra usual quanto mais verdinha a planta for, mais ela contém cloofila. Por isso, sinta-se livre para abusar de ervas e vegetais verdes como a couve, espinafre, acelga, brócolis, salsa, agrião, rúcula, etc.


O suco de clorofila é muito popular e você provavelmente já ouviu falar sobre ele ou viu a oferta em casas de sucos. Ele é riquíssimo em fibras e por isso oferece uma saciedade muito auxiliar as dietas. As fibras causam uma melhoria dos níveis de glicemia e do perfil lipídico no sangue. Uma alimentação rica em fibras ajuda no combate à diabetes e no controle do colesterol alto. O suco ainda auxilia na digestão e no trânsito intestinal. Além disso, as folhas utilizadas na preparação do suco contêm uma grande variedade de enzimas, carotenoides, vitaminas como ácido fólico e minerais.

A clorofila é uma boa fonte de nutrientes antioxidantes, como vitaminas A, C e E. Esses nutrientes ajudam a neutralizar os radicais livres no corpo que podem causar danos para as células. A substância aumenta a oxigenação e entrega de nutrientes para nossas células.

Suco de Clorofila

Estudos da engenharia bioorgânica, o suco de clorofila é considerado como um milagre natural. Com apenas um copo por dia, podemos suprir toda a carência de alimentos verdes que um ser humano precisa. Como a maior parte dos alimentos industrializados é pobre em elementos bioorgânicos, eles geram mais oxidação e envelhecimento precoce, resultando em ausência de tônus, baixa energia, cabelos brancos, pele ressecada e aspecto cansado. Já o suco de clorofila, considerado por muitos pesquisadores como uma das fontes de nutrição mais rica do planeta, serve como um aditivo que favorece o melhor funcionamento do organismo sendo uma ferramenta indispensável para a manutenção de um corpo saudável e equilibrado.


Seu consumo diário promove uma simbiose de nutrientes capazes de desintoxicar o corpo humano, aumentando a oxigenação celular e prevenindo doenças do mundo moderno. Segundo cientista japonês Dr. Yoshihide Hagiwara, quando um ser humano ingere clorofila ocorre uma reposição molecular de magnésio para ferro, ou seja, quando o sangue da planta é absorvido por humanos, ele se transforma em sangue humano que transporta nutrientes para as células do sangue.

Faça você

O suco de clorofila pode receber sabores diversificados adicionando outros alimentos a mistura de componentes verdes.

Receita 1- Ingredientes:

  • 1 maçã (com casca) da sua preferência
  • 2 fatias de abacaxi
  • 2 folhas de couve
  • 1/2 copo de água

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva, preferencialmente, gelado.

Receita 2 - Ingredientes:

  • 1/2 limão sem casca
  • 2 folhas de couve
  • 2 folhas de alface
  • 1/2 pepino
  • 1 punhado de folhas de hortelã
  • 1/2 copo de água

Junte todos os ingredientes no liquidificador, bata bem e consuma preferencialmente gelado.

Você pode variar seu suco com diversas frutas, ervas, legumes e hortaliças, mas se achar que o sabor para seu paladar ficou muito ácido ou amargo, acrescente uma colher de sopa de mel.

Algumas variações para você experimentar:

  • Pepino + couve + salsão + limão + gengibre
  • Maçã + hortelã + limão + gengibre
  • Couve + gengibre + limão + maçã + morango + Chia
  • Pepino + couve + maçã + cenoura + gengibre + hortelã

Cubinhos de clorofila

Uma dica bem legal que traz praticidade na hora de fazer o suco, é já ter cubinhos congelados de clorofila prontos. É bem fácil de fazer, basta bater no liqüidificador algumas folhas de couve, broto de trigo ou agrião, salsinha e hortelã com apenas um pouco de água. Quanto mais escuro o verde do vegetal, melhor. Depois de bater, despeje a mistura, que deve ficar bem concentrada, em forminhas de gelo e leve para congelar.


Congelados, os nutrientes não se perdem e não há prazo de validade. Os cubinhos podem ser utilizados na hora de preparar seu suco.Por possibilitar a renovação celular, a clorofila já chegou a ser comparada à fonte da juventude. Ela traz energia e disposição, regula quase todos os sistemas do organismo e promete uma vida mais saudável em todos os sentidos.

Abraços,
Sejamos Felizes!


Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!


Fontes: Livro Naturalmente Saudável de Celso Zymon; Cycloverde; Imagens: Seleçoes Google.

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)