Conheça o Wabi Kusa - mais uma forma de trazer a natureza para dentro das nossas habitações

quinta-feira, setembro 03, 2015

Wabi Kusa é mais uma maneira oriental de se trazer a Natureza para dentro de casa, montando pequenos jardins ou mini paisagens utilizando vários objetos de uso doméstico como recipiente para montagem.


Pode-se utilizar travessas de diversos materiais, mas os de vidro transparente são os mais usados por possibilitarem uma visualização mais atraente dos arranjos que podem ser ornamentados com plantas, rochas e troncos, sempre tentando imitar pequenos nichos naturais em pequena escala, ou seja, miniaturizados.

Com o objetivo de recriar pequenas paisagens, rochas e pequenas pedras, substituem montanhas ou relevos parecidos com elas, pequenos galhos de árvore representam árvores secas e as plantas representam a vegetação viva, e sempre deve conter água ou pelo menos umidade, e se o volume for razoável, acima de um litro, podemos até acrescentar um peixinho.

Não há uma tradução literal de "Wabi Kusa" no idioma português. "Wabi" denota algo estético, imperfeitamente bonito e natural, e "Kusa" significa planta. A elaboração do Wabi Kusa, é muito semelhante a forma de fazer os Kokedamas, são bolas de substrato cobertas com plantas cultivadas em sua forma terrestre, muito semelhante às plantas cultivadas em sistemas hidropônicos. Essas bolas são colocadas diretamente em um pequeno recipiente de vidro com um pouco de água sob uma luz adequadaonde são deixadas para crescer naturalmente. Feito isso é só passar a observar a beleza simples da Natureza.

Apesar de lembrar as técnicas do Aquascaping, onde o layout do aquário é planejado com cuidado requintado e as plantas são cuidadosamente mantidas, o Wabi Kusa permite a Natureza fluir livremente, e, como tal, eles produzem resultados impressionantes.

Como em geral são montagens pequenas, cabem em qualquer cantinho de preferência que recebam luz natural, podendo também, no caso de ambientes com pouca iluminação, receberem luz através de uma luminária, como as de mesa de escritório, que permitem que o Wabi-Kusa fique sob ela, iluminada e enfeitando nossa mesa de trabalho, mesa de cabeceira ou outra que você preferir.

Veja alguns exemplos






Um misto de Terrário, Kokedama e Aquascaping, o Wabi Kusa explora os elementos da Natureza como a terra, rochas, plantas, água e ar, em designs de paisagens surpreendentes e únicas.
Quer saber mais? Acesse aquaa3 onde encontrará dicas para fazer o seu.

Veja também:


Abraços,
Sejamos Felizes!

Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!


Fontes: plantas de aquário.com; aquaa3.com; Imagens: Seleções Pinterest

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)