Margaridas para você

terça-feira, março 22, 2016

Bem-me-quer... Mal-me-quer...

Muita gente já desfolhou uma Margarida pensando na pessoa amada a espera por uma resposta dada pela última pétala da flor que indicaria o Bem-me-quer ou o Mal-me-quer.


Ó dúvida cruel!!!! Essa brincadeira popular já fez muita gente suspirar enquanto despedaçavam Margaridas, que acabaram ficando conhecidas como Bem-me-quer (parte da brincadeira que todo mundo gostava), Bonina, Crisântemo, Margarita, Malmequer e Olho-de-boi.


Cientificamente a Margarida é conhecida por Chrysantemum leucanthemum com várias classes de flores parecidas que também recebem o mesmo nome. Mas a mais popular entre elas são as Margaridas brancas e as amarelas.


A Margarida é símbolo da unidade. Em sua estrutura, o miolo no centro da flor tem a cor amarelo solar, luminoso que irradia ao seu redor múltiplas pétalas brancas que, ligadas ao centro da flor representam a unidade do corpo e espírito e nessa unidade a relação entre o terreno e o divino.


Utilizada por muitos povos da antiguidade na medicina e na cosmética, a Margarida era flor sempre associada a magia, ao mistério e a palavras mágicas, no combate a tristeza, na estabilização das emoções e no despertar da jovialidade e alegria.


À ela também são atribuídos símbolos da pureza, da paz, bondade e afeto. A Margarida combina bem com muitas outras flores, e por isso é muito apreciada para compor arranjos florais transmitindo sempre um toque de jovialidade, leveza e alegria.

Como cuidar das Margaridas

No Jardim

Queridinhas do jardim, as Margaridas florescem o ano inteiro. Para plantá-las:
  • Escolha um local ensolarado que receba em torno de seis horas de sol diário, mas preferencialmente os sol da manhã ou da tarde, fora o horário de pico. O excesso de sol, principalmente no verão pode diminuir a floração.
  • O solo da área que receberá o plantio deve ser removido numa profundidade em torno de 20 cms.
  • Acrescente ao solo removido 200 gr/m2 de adubo NPK - 4-14-8, 250 gr/m2 de calcário dolomítico e 10 lt/m2 de matéria orgânica.
  • Retire as mudas com muito cuidado de seus recipientes para não danificar o torrão e replante-as em zigue-zague com 15 cms de distância entre elas.
  • Regue diariamente durante os primeiros 30 dias. após este período, regue duas vezes por semana ou sempre que perceber o solo muito seco. 

No vaso como flor de corte

  • Utilize um vaso bem limpo.
  • Limpe bem os caules das flores, despindo-os de todas as folhas, que apodrecem dentro da água abreviando sua duração.
  • Preencha o vaso com água até 1/3 da sua altura, para que os caules fiquem mergulhados em torno de 1/3, que é o suficiente para que absorvam a água necessária sem que fiquem inteiramente mergulhados, o que gera um apodrecimento mais rápido.
  • Troque a água diariamente de preferência, ou no máximo a cada dois dias.


Imagens acima: seleções google

Margaridas para Presente

Presentear com margaridas é oferecer jovialidade e alegria em forma de flor... Tem como não gostar?


Enfeite-se com Margaridas e ternuras
E escove a alma com flores
Com leves fricções de esperança
De alma escovada e coração acelerado
Saia do quintal de si mesmo
e descubra o próprio jardim...

Carlos Drummond de Andrade

Abraços!
Sejamos Felizes!

Lembrou de alguém que gostaria do post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)