Arte instintiva na ponta dos Dedos

terça-feira, março 15, 2016


Fortes impressões pressionadas com vigor delicado, expressam através de uma explosão de cores, uma enorme sensibilidade criativa através das pontas dos dedos de uma artista que transformou a percepção da tradicional pintura a dedo comumente associadas às crianças.

A pintura a dedo, arte de se expressar através da pintura utilizando os dedos como ferramentas, é uma prática conhecida por muitos, principalmente aqueles que tem crianças. Embora possa ser praticada por pessoas de todas as idades, essa atividade é geralmente reservada para crianças em fase de desenvolvimento das habilidades motoras e criativas.

Pintando com os dedos a artista, não mais criança,  Iris Scott, com sede no Brooklyn - New York City, tem surpreendido com suas telas repletas de cores que explodem em movimentos nas criações de cenas vívidas através de uma forma de impressionismo textural criado por ela, sem usar um pincel sequer.

Admiradora das pinturas de Monet, Van Gogh, Sargent e Picasso, Iris desenvolveu sua técnica de pintura que vem sendo denominada como "Instinctualism" - arte instintiva que não precisa de explicação para desfrutar, sendo por essa razão,  tanto tão atraente aos olhos inocentes de crianças, quanto aos olhos nada inocentes dos colecionadores de arte.

Suas pinturas com mais de cem cores diferentes, na maioria delas, retratam um mundo de sonho dinâmico sob uma lente de aumento que confere mais exuberância à cena representada.

Eu quero que minhas pinturas proporcionem uma fuga do cotidiano através da intensificação do reconhecível.

Iris Scott


Veja as imagens que selecionei para sua apreciação e inspiração...










Seja na pintura de uma paisagem, cena urbana, peça figurativa, ou sua especialidade, que já virou marca registrada - cães se sacudindo - a grande sacada do trabalho de Iris é a celebração de tudo o que é Selvagem, Natural e Livre de artifícios.


Saiba mais sobre a artista Iris Scott e sua obra AQUI

Aperte o Play e assista apresentação do processo de criação da artista


Sabe o que eu quero de verdade? Jamais perder a sensibilidade, mesmo que às vezes ela arranhe um pouco a alma. Porque sem ela, não poderia sentir a mim mesma...

Clarice Lispector

Abraços!
Sejamos Felizes!

Fontes: thisiscolossal, site da artista.

Lembrou de alguém que gostaria do post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)