Casa com cheiro de afeto

quarta-feira, abril 20, 2016

Entrar em um local perfumado com um cheiro bom no ar nos proporciona um prazer imediato. A Aromaterapia, ciência que investiga o efeito dos aromas extraídos das plantas prova, com o aval de cientistas de todo o mundo, que os óleos essenciais ajudam o sistema imunológico e a promoção da saúde.


E nada como um cheirinho bom para proporcionar bem estar nos ambientes que freqüentamos, tanto que esta na moda o "marketing olfativo", uma tendência que vem conquistando cada vez mais espaços em lojas de grandes marcas, hotéis, shoppings, etc. Através do olfato, estes espaços deixam também sua marca registrada por meio de determinados perfumes, que ficam impregnados no ambiente da loja e nas roupas que comercializam, como é o caso de muitas lojas de roupas que já tem um perfume próprio associado a sua marca. E todo mundo gosta, gosta tanto que querem comprar também o perfume e voltam na loja por causa disso.

A experiência com cheiros cria vínculos emocionais com as pessoas, pois o olfato é responsável por gerar as primeiras sinapses dentro do processo sensorial dos seres humanos, e quando o cheiro remete a sensações boas, a experiência cria vínculos positivos e afetivos. Saiba + AQUI


E como um cheiro bom faz bem, nada como ter na nossa casa um cuidado especial para marcá-la com aromas aconchegantes e prazerosos. Mas não basta apenas perfumar, antes disso a casa precisa de cuidados e cuidado é sinônimo de afeto. Dentre os cuidados principais para que nossa casa fique com cheiro de afeto, aquele tipo de afeto que abraça e aconchega, é preciso arejá-la, abrir as janelas, deixar o sol entrar e o ar circular. Outro cuidado essencial é a limpeza que por si só já deixa um cheirinho asseado no ar que não irá conflitar com os aromas que você quiser espalhar pela casa.

Perfumar a casa com afeto é cuidar para que ela seja um refúgio prazeroso de aconchego e bem-estar. Para isso existem inúmeras opções no mercado como velas aromatizadas, incensos, saches, etc., mas o que eu trago para esse post são dicas bem simples que podem ser feitas por você e que certamente irão surpreender...

Com apenas um (ou mais)  óleo essencial de sua preferência e alguns ingredientes comuns ao uso culinário + alguns toques de criatividade e uma boa dose de afeto, você poderá criar na sua casa uma atmosfera que além de perfumar, irá desenvolver sensações prazerosas e vínculos afetivos.

Vamos às dicas:


Calor que perfuma

Um truque simples e funcional é borrifar ou espalhar algumas gotas do seu óleo essencial preferido em lâmpadas apagadas de luminárias e abajures, que quando acesas, a medida que esquentam fazem com que o perfume seja expelido no ar.


Potpourri

Recipientes decorativos com arranjos de folhas e flores secas - potpourri - além de decorativos, podem ajudar a perfumar os ambientes. Para isso, pingue algumas gotas do seu óleo essencial favorito sobre o arranjo umas duas vezes por semana. Veja como você pode fazer seu próprio potpourri AQUI.


Frutas Cítricas

Limão e laranja enfeitados com cravos da Índia, além de produzir um efeito decorativo diferente e natural, ainda perfumam o ambiente com um leve aroma cítrico e exótico.


Maçã e luz

Com a maçã (ou outra fruta como laranja, limão etc.), você ainda pode fazer um suporte original para vela que além de original e decorativa, iluminará aromatizando com o cheiro da fruta.


Perfume que repele insetos

E com o limão, você pode fazer um aromatizador natural que perfuma e afasta insetos indesejados. Para isso, corte alguns limões ao meio e em cada metade espete no mínimo 20 cravos da Índia. Faça arranjos ou distribua cada metade pelos ambientes.


Calor e Canela

Para temperar com afeto liberando um delicioso aroma de canela no ar, utilize uma vela cilindrica envolvida por paus de canela. Além de decorativa, perfumará o ambiente através do calor liberado pela queima da vela.


Limpeza que perfuma

Aproveite para perfumar a casa quando passar um pano úmido nos pisos finalizando a limpeza dos ambientes com a seguinte receita: misture num balde 30 ml de álcool, 10 gotas do óleo essencial da sua preferência e um litro de água. Você poderá substituir o óleo essencial por 30 ml do seu amaciante preferido.


Uma casa bem cuidada, limpa e perfumada acolhe com aconchego seus habitantes, pois todo cuidado inspira afeto que por sua vez gera prazer e bem estar; quem é que não gosta?....

Abraços!
Sejamos Felizes!

Fontes/Imagens: Minhas seleções Pinterest AQUI

Lembrou de alguém que gostaria do post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)