Rosa, o Amor e a Flor

quinta-feira, junho 09, 2016

A rosa é para mim a flor que mais simboliza o amor. De qualquer cor a rosa tem o amor explicito em flor, mas nas vermelhas, o ápice da paixão: amor apaixonado, romântico e inflamado.

















Dotada de diversos predicados simbólicos, a rosa é uma flor consagrada a muitas deusas da mitologia. Dentre as muitas histórias mitológicas sobre ela, uma conta que, as rosas para os romanos, eram uma criação da deusa da primavera, Flora. Quando uma de suas ninfas morreu, Flora resolveu transformá-la em flor. Em seu intento acabou recebendo algumas contribuições de outros deuses. Assim, Apolo deu vida à flor, Bácus deu o néctar e Pomona o fruto. Atraídas pela beleza e perfume as abelhas a atacaram, e para espantá-las, Cupido atirou suas flechas que ao tocarem na flor se transformaram em espinhos (protetores), concluindo assim a criação da rosa. Vai ver que começou aí a ligação da rosa com o amor.




Paixão cruel desenfreada, te trago mil rosas roubadas
Para desculpar minhas mentiras, minhas mancadas...
Cazuza

Ah, são tantas histórias, músicas e poesias deliciosas, perfumadas pelas rosas que o que não falta é assunto sobre essa flor. Eu adoro tê-las e escrever sobre elas, e se você também gosta de rosas, vai gostar de ler o post (um dos mais lidos) que escrevi em 2014, "Sua Majestade, a Rosa", onde encontrará muitas curiosidades sobre a rainha das flores de muitos jardins e corações.


É mundialmente conhecido o gesto de presentear com rosas, principalmente quando se quer agregar ao presente significados especiais, como é o caso das rosas vermelhas para demonstrar amor e paixão.



Mas, para as outras cores das rosas, também são atribuídos significados para todos os amores:

  • Rosa amarela: para demonstrar felicidade e amizade.
  • Rosa rosa: para demonstrar amizade e carinho.
  • Rosa chá: para demonstrar respeito e admiração.
  • Rosa branca: para demonstrar pureza e paz.
  • Rosa laranja: para demonstrar fascínio e encanto.
  • Rosa champagne: para demonstrar admiração e reverência.


"Para as rosas, escreveu alguém, o jardineiro é eterno." (Machado de Assis)


Cultivando rosas


Tanto amor dedicado à rosa pelos seus entusiastas, tem da flor a melhor das retribuições: floresce durante todo o ano e possui vida longa, podendo uma roseira chegar aos 60 anos de vida.
Você pode ter uma roseira plantada no solo ou em vaso. Em ambos os casos é imprescindível que o solo seja enriquecido com matéria orgânica como húmus de minhoca e substrato adequado e também que a área onde ficará a planta seja ensolarada com no mínimo seis horas de sol diariamente. No caso do vaso, escolha o tamanho de acordo com o tamanho da espécie de rosa que quiser plantar.

  • No solo, prepare as covas com 30 centímetros de profundidade.
  • Coloque a muda e vá preenchendo a cova delicadamente com a mistura de terra e substrato adequado, primeiramente dando volta à raiz da planta até chegar a superfície.
  • Após o plantio regue sua roseira diariamente até que surjam as primeiras flores, depois passe a duas vezes por semana.



A melhor roseira, afinal de contas, não é aquela que tem menos espinhos, mas a que produz as mais belas rosas. (Henry Van Dyke)


Rosas como flor de corte


Muito apreciada em decoração, buques, ramos, cachos, arranjos diversos, as rosas sempre se destacam tanto isoladas quanto misturadas com outras flores. Como flor de corte, as rosas podem durar até dez dias os seguintes cuidados básicos:

  • Corte a base do caule em diagonal.
  • Evite o contato das folhas e pétalas com a água. 
  • Por mais lindo que seja gotas de água em pétalas de rosas, isso diminui a vida da flor. 
  • Do mesmo modo as folhas do caule que ficam submersas na água do vaso, encurtam a vida das flores. Retire as folhas que ficarão submersas antes de colocar suas rosas no vaso com água.
  • A água não deve ultrapassar um terço da altura do vaso.
  • Troque a água preferencialmente diariamente, ou no máximo a cada dois dias.
  • Mantenha seu vaso em local arejado e bem iluminado.



Cultive o hábito da preferência pelas pessoas que são gratas pelo fato dos espinhos conterem rosas, do que pelas pessoas que vivem se queixando de que as rosas tem espinhos. (Thelma Gutyerre)


Inspirações com rosas para você










Gostou? Saiba mais, leia também "Sua majestade a Rosa" AQUI.


Vivo para florescer outros jardins e, sem perceber, o meu se abarrota de rosas e manacás... Vivo, cada dia, como se fosse cada dia. Nem o último, nem o primeiro. O único... (Pablo Neruda)


Abraços,
Sejamos Felizes!

Imagens: minhas seleções Pinterest

Lembrou de alguém que gostaria do post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)