Gira, Gira, Girassol

quinta-feira, agosto 18, 2016

Planta espetacular, o Girassol impressiona pelo porte de proporções exageradas, assim como pela cor luminosa que explode como o sol em suas pétalas amarelas e radiantes.


Sua forma alegre e exuberante reflete a energia positiva do sol, tendo atribuídos à ela, significados de felicidade, calor, lealdade, entusiasmo, vitalidade e altivez.

Originária do continente Americano, tendo como centro de origem o México, o  Girassol - Helianthus annus L. - é uma planta dicotiledônea anual da família das Asteraceae, cultivava atualmente em todos os continentes do mundo.

Foi introduzido no Brasil pelos colonizadores europeus que se estabeleceram no Sul do país e que inicialmente o plantavam para consumir suas sementes torradas e para fabricar uma espécie de chá rico em cafeína.


Flor do sol é o significado do seu nome científico Helianthus annus. É uma planta heliotrópica, que gira a flor mantendo-a sempre na direção do sol. Mas, o gira, gira, só acontece até a planta florescer. Concluído o florescimento, a planta permanece virada para o leste.

A movimentação da flor em direção ao sol dá muito o que falar sobre essa particularidade do girassol, despertando a imaginação que dá muito pano para manga em muitas histórias e lendas. Dentre todas as lendas sobre essa esplendorosa flor, a que eu mais gosto envolve uma estrelinha apaixonada...


Dizem que existia no céu uma estrelinha tão apaixonada pelo sol que era a primeira a aparecer à tardinha, no céu, antes que o sol se escondesse. Todas as vezes que o sol se punha, ela chorava lágrimas de chuva. Vendo isso, a Lua falava com a estrelinha que assim não podia ser, que estrela nasceu para brilhar de noite, para acompanhar a Lua pelo céu e que não tinha sentido esse amor tão desmedido! Mas, a estrelinha amava cada raio do sol como se fosse a única luz da sua vida, e assim, esquecia até a sua própria luzinha. Um dia ela foi falar com o rei dos ventos para pedir a sua ajuda, pois queria ficar olhando o sol e sentido seu calor eternamente. O rei do vento, cheio de brisas, disse a estrelinha que seu sonho era impossível, a não ser que ela abandonasse o céu e fosse morar na Terra, deixando de ser estrela. Não pensando duas vezes, a estrelinha virou estrela cadente e caiu na Terra, em forma de uma semente. Essa sementinha foi plantada pelo rei dos ventos com todo carinho, numa terra bem macia e regada com as mais lindas chuvas da sua vida. Assim, a sementinha virou uma planta que cresceu sempre voltada para  o sol, até florir, com suas pétalas se abrindo e girando devagarzinho, seguindo o giro do sol que lá do céu pintou de dourado suas flores. É por isso que os Girassóis até hoje explodem o seu amor em lindas pétalas amarelas, inventando verdadeiras estrelas de flores aqui na Terra.



Plantio


Planta rústica, com boa adaptação ao clima e tolerância à seca, o girassol é dotado de um sistema radicular que se aprofunda no solo dando à ele alta capacidade de absorção de água e nutrientes, requerendo assim de baixa manutenção. Só é sensível à solos muito compactados.

Pode ser plantado em canteiros e vasos a céu aberto, com solo bem drenado e rico em matéria orgânica. As sementes são facilmente adquiridas nas lojas especializadas em artigos para jardinagem. Se for plantar em vasos, verifique se a semente é do Girassol anão, o único adequado para este fim.

  • Prepare o solo
  • Coloque três sementes em cada cova com mais ou menos cinco centímetros de profundidade.
  • Regue com a freqüência necessária para que o solo permaneça úmido, porém sem ficar encharcado, até o florescimento.
  • Depois de desenvolvida, passe a regar duas vezes por semana. 
  • Quando bem desenvolvida, a planta pode suportar breves períodos de seca devido ao seu sistema radicular que absorve do solo maior quantidade de água e nutrientes.
Através de novas técnicas de cultivo e melhoramento genético, surgiram versões menores que são largamente cultivadas e comercializadas em vasos e também como flor de corte muito usada em arranjos florais.
Conheça algumas variedades e características de espécies de Girassois anãos, que você poderá escolher quando comprar sementes para plantar o seu:



  • Pacino: Girassol com coloração amarelo brilhante que cresce cerca de 30 cm de altura.
  • Big Smile: Girassol com pétalas amarelas e centro preto que cresce cerca de 30 cm/altura.
  • Teddy Bear: Girassol que cresce em torno de 40 cm/altura.
  • Music Box: Girassol que atinge cerca de 60 cm/altura com muitas flores pequenas.
  • Sunspot: Girassol que possui uma flor surpreendentemente grande que varia de 10 a 25 cm/diâmetro, porém considerado ainda como uma variedade anã que cresce cerca de 60 cm/altura. 



Fonte de mel, de suas flores podem ser extraídos de 20 a 40 litros de mel de excelente qualidade por hectare de Girassol plantado.

Espetacular não só na beleza, o Girassol é uma planta totalmente aproveitada e com muitas propriedades valiosas para a nossa saúde contida em suas sementes de "ouro", como potássio, magnésio, cobre, fósforo, selênio, ácido fólico, vitaminas B, B1, B2, B3, B6, D e vitamina E.

Muito fácil de se encontrar as sementes de Girassol, como fonte de vitamina E, auxilia nosso corpo a neutraliza os efeitos dos radicais livres que danificam as estruturas moleculares em geral causando muitos males. Além disso, são ricas também em fitoesteróides que diminuem a chance do cancro e reduzem os níveis do mau colesterol.

Auxiliam ainda, na redução das chances de acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos. E, graças a sua alta concentração de magnésio, as sementes de girassol são muito utilizadas no tratamento da enxaqueca. A presença da vitamina B, faz com que a semente do Girassol favoreça o bem estar psicológico, além da vitamina B1 que ajuda o cérebro a combater situações de estresse.


Existem várias formas de se consumir as sementes do Girassol que podem ser inseridas na alimentação de forma muito prática. Com apenas uma colher (sopa) ao dia, todos os seus benefícios podem ser aproveitados pelo nosso organismo.

Seu óleo pode ser utilizado no preparo de diversos pratos. As sementes simplesmente torradas e levemente salgadas podem ser servidas como aperitivos. Sementes e farinhas pode ser utilizadas em massas, pães, biscoitos, bolos e farofas. Podem ainda implementar sucos e serem tilizads no preparo de chás.

Chá de Sementes de Girassol


Uma forma de aproveitar os benefícios das sementes de Girassol é através do seu chá, que você pode preparar assim:

  • Misture duas colheres (sopa) cheias de sementes de Girassol torradas em um litro de água.
  • Leve ao fogo. Após levantar fervura, deixe ferver por mais dez minutos e desligue o fogo.
  • Depois de retirado do fogo cubra o recipiente atee que o liquido fique morno.
  • Em seguida coe e consuma.
  • Se quiser acrescente fatias finas de limão para dar mais sabor.



O Girassol na Arte


No mundo da Arte, o Girassol também brilha! E todo seu esplendor iluminado pelo amarelo, foi eternizado pelo artista holandês Vincent Van Gogh, que de tanto pintá-los da forma como os pintou, ficou conhecido como o "Pintor dos Girassois".

"Talvez você saiba que a peônia pertence a Jeannin, a malva-rosa pertence a Quost, mas o Girassol é meu." (Van Gogh em uma carta para seu irmão Theo em 1889)


Com pinceladas grossas, Van Gogh representou as inflorescências do Girassol em pinturas com acabamentos texturizados tridimensionais que se tornaram, mais tarde suas obras mais famosas.



Doze Girassois numa jarra (1888), acima, encontra-se entre as obras mais famosas do mundo. Nela, Van Gogh utilizou praticamente só o amarelo, e pouquíssima outra cor justamente para realçar o amarelo, o que foi considerado uma façanha técnica inigualável pelos críticos de arte bem mais tarde, o que contrasta com a vida pobre do pintor que sempre viveu com muita dificuldade e a margem da sociedade.

Quatro Girassois cortados - Van Gogh (1887)

"Assim como o Girassol transforma seu olhar apaixonado pela luz do sol que a tudo dá vida (...), a Arte da Pintura, por inata inclinação, animada por um fogo sagrado, segue a beleza da Natureza."(Joost Van der Vandel, poeta holandês do séc. XVII)

A beleza exuberante, faz do girassol uma flor muito procurada para ornamentação. Acredita-se que traz sorte e boas vibrações aos ambientes, o que não dá para duvidar, pois a flor por si só transmite uma sensação de positividade através do conjunto da sua forma.

Veja as inspirações com Girassois que selecionei para você













Vela Eco-Friendly - Exclusividade KasaFlor



Abraços,
Sejamos Felizes!

Imagens: minhas seleções pinterest: Aqui e Aqui
Imagens KasaFlor: Aqui

"Seja como o Girassol: volte-se sempre na direção do sol, deixando as sombras atrás de você. Faça um esforço contínuo para ser feliz e se dar bem nas suas tarefas. Não fique triste quando seu trabalho for visto com indiferença ou não te valorizarem. Lembre-se que todos os dias, ao nascer, o sol dá um espetáculo maravilhoso para uma grande platéia que ainda dorme. O importante é a sua própria luz, que ninguém consegue apagar. Busque a sua felicidade!" (Lucila Azevedo)

Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)