O Jardim e o Verão

quinta-feira, janeiro 30, 2014



O lazer, relaxamento e vida ao ar livre são os ingredientes que mais nos mobilizam à aproveitar o clima da estação mais vibrante do ano. No verão os Jardins tornam-se mais convidativos, as espécies que florescem nesta estação são exuberantes, o verde fica mais verde e as paisagens parecem ter mais vida.
Nosso astral se ilumina, ficamos mais animados e isso acontece porque o calor e a luminosidade estimulam o organismo a produzir substâncias que favorecem o humor e a boa disposição.
Ah..., como é bom contemplar todo encanto da Natureza nessa época do ano.


Cuidar do jardim nesta época é uma atitude prazerosa, principalmente na hora de regar e refrescar as plantas e gramados. A rega nesta estação é muito importante e o melhor horário para regar as plantas é sempre pela manhã ou no final da tarde. Mesmo que você já tenha um hábito quanto as regas do jardim, é importante observar sempre o aspecto das plantas, pois nesta época o calor excessivo faz com que a água evapore mais rapidamente e as plantas sofram com sua falta apresentando sinais de opacidade nas folhagens e aspecto murcho nas flores.

  • Evite regar o jardim quando estiver ventando. O vento faz com que as partículas de água se desloquem de modo que as mesmas acabam não penetrando adequadamente no solo. Falando em solo, é importante regar sempre junto ao solo em vez de espalhar a água de forma superficial, pois o objetivo é fazer com que a água penetre até as raízes das plantas. 
  • Ao regar junto ao solo, você estará assegurando que o solo atinja níveis de umidade necessários para ficar saudável, favorecendo o deslocamento das raízes das plantas para zonas mais fundas onde a umidade é armazenada por mais tempo. 
  • As plantas agradecem e o jardim fica mais bonito.
  • Mas é importante lembrar que água demais também prejudica as plantas. E como no verão chove bastante, verifique sempre se a terra do vaso ou do canteiro no jardim está úmida. Se a terra estiver com umidade evidente deixe para regar num outro dia.
  • Como nem só de regas sobrevive um jardim, no verão o bom desenvolvimento das plantas atraem pragas e  insetos que também gostam de jardins, mas como não são bem vindos, é importante observar se as plantas sofrem algum dano causado por uma praga e providenciar o tratamento adequado. Lembre-se "Jardineiros são sempre bem vindos" e podem orienta-lo melhor quanto a estes cuidados, mas vai uma dica: caso queira se aventurar por conta própria, não aplique produtos químicos  nos horários de muito calor. 
  • O Saneamento (limpeza) é muito importante em qualquer época do ano, por isso retire as folhas e galhos secos, assim como as partes danificadas das plantas e faça as podas necessárias nas plantas e arbustos que necessitarem. É importante também revolver a terra de vasos e canteiros para incrementá-la com vitaminas que contribuam com nutrientes necessários ao desenvolvimento saudável das plantas. 
  • A estação é também bem propicia para o plantio de novas espécies, principalmente àquelas próprias do verão.

Com o Jardim bem cuidado, vamos aproveitar. Selecionei algumas sugestões para sua apreciação e inspiração.

Que tal aproveitar a estação para fazer caminhadas em locais onde a Natureza
ofereça além da beleza, o frescor de áreas sombreadas?
Nada como se refrescar no verão num gostoso chuveirão.
São muitas as opções de chuveirões para quintais, pátios e jardins.
Que tal apenas relaxar, lendo um livro, ouvido uma música,
mas num cantinho bem fresquinho e charmoso no Jardim?
É uma delícia receber os amigos para uma refeição, ao livre então... é um luxo.
E que tal um Pic Nic?

São muitas as idéias para aproveitar a vida ao ar livre e curtir prazerosamente o verão...
Escolha a sua. Cuide do seu Jardim. Cuide-se bem e seja Feliz!
"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena!" (Fernando pessoa)


Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe! 

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)