Os R,s da sustentabilidade dando vida nova às árvores

sexta-feira, março 21, 2014




Os três R,s da sustentabilidade: Reduzir - Reutilizar - Reciclar, fazem parte da filosofia da Tryo Design em sua proposta de produzir produtos com base no aproveitamento de elementos descartados pela Natureza.

Árvores que já caíram e foram descartadas pela Natureza e que aparentemente não têm mais utilidade, recebem vida nova, ou seja, um novo uso ao serem transformadas em objetos de Design como verdadeiras esculturas sustentáveis, que trazem para dentro de casa um pouco da Natureza de uma forma consciente.


A busca das árvores é feita principalmente no litoral norte de São Paulo, nas margens de rios e ilhas, e também nas árvores que são podadas nas cidades. O manuseio é totalmente artesanal, o que faz cada peça ser única e exclusiva.

O trabalho artesanal é de Simone Lescher Fagundes, que resgata, restaura e reutiliza madeiras variadas para serem utilizadas na criação de luminárias e móveis únicos.


O processo de lavagem dos troncos coletados é feito no rio, e todas as peças são produzidas em uma área cercada de Natureza de acordo com a filosofia da Tryo Design.

No processo, cada peça é descascada manualmente revelando suas imperfeições que a fazem únicas.

Já as árvores podadas na cidade de São Paulo (geralmente quando apresentam riscos de cair), são descartadas em aterros o que é deprimente, pois trata-se do desperdício de muita madeira boa.



O Design sustentavel busca desenhar produtos e serviços que estejam em sintonia com as questões ambientais e ecológicas não apenas durante a sua produção e consumo, mas também no descarte, na sua reciclagem ou reutilização, que é o que percebemos no trabalho da Tryo.

A necessidade cada vez maior do Planeta precisar  de medidas sustentáveis, tem despertado a consciência de muitos designers e empreendedores que têm contribuído para uma mudança no olhar dos consumidores que não foca só a estética do produto, considera sobretudo se seu processo privilegia quesitos sustentáveis. O que faz com que "o bom design" seja aquele que se preocupa com o meio ambiente. E nesse sentido, todos saem ganhando!

Abraços,
Sejamos Felizes!


Lembrou de alguém que gostaria desse post! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)