Gratidão Gera Felicidade!

quinta-feira, abril 17, 2014


Um Jardim por si só já é um convite à reflexão. E, este post, é um convite para uma pausa, um tempinho no qual  quero presenteá-los compartilhando uma reflexão aqui no nosso Jardim. O tema é felicidade, aquilo que todos queremos, mas não nos damos conta do quanto nos concentramos em coisas negativas nos nossos cotidianos. Tanta negatividade, nos condiciona a reclamar de tudo freqüentemente, e de tal maneira, que não nos damos conta do quanto isso engessa nossa visão nos impedindo de enxergar as coisas boas existentes em nossas vidas que são, certamente, sempre mais numerosas do que as ruins.

smile
E, para início de conversa, o poema de Arnaldo Antunes, propõe um questionamento, ao mesmo tempo em que nos mostra muitas coisas simples do nosso cotidiano que trazem felicidade à muitos de nós. Eu, particularmente já me sinto feliz só de ler...

O que faz você feliz?
A lua, a praia, o mar
Uma rua, passear
Um doce, uma dança
Um beijo ou goiabada com queijo?
Afinal, o que faz você feliz?
Chocolate, paixão
Dormir cedo, acordar tarde
Arroz com feijão, matar a saudade
O aumento, a casa, o carro que você sempre quis
Ou são os sonhos que te fazem feliz?
Dormir na rede, matar a sede
Ler ou viver um romance
O que faz você feliz?
Um lápis, uma letra, uma conversa boa
Um cafuné, café com leite, rir a toa
Um pássaro, um parque, um chafariz
Ou será o choro que te faz feliz?
A pausa para pensar
Sentir o vento
Esquecer o tempo
O céu
O sol
Um som
A pessoa ou o lugar
Agora me diz o que faz você feliz?


(Poema de Arnaldo Antunes)


Mas a Felicidade não reside só nas coisas simples, ou melhor, não reside só nas coisas materiais e sim nos sentimentos que geram nossas emoções, que de forma geral, hoje são reconhecidas como indicadores fundamentais que atribuem valores positivos ou negativos a pessoas, lugares e acontecimentos. No caso das emoções morais positivas, um achado é particularmente importante, trata-se da gratidão que segundo pesquisadores em seus estudos científicos, produz felicidade. E esta não é uma descoberta só da neurociência, o monge beneditino David Steindl-Rast, defende a anos as transformações positivas que a gratidão pode produzir em nossas vidas.

A única coisa que todos os seres humanos têm em comum é que cada um de nós quer ser feliz, diz o irmão David Steindl-Rast, um monge beneditino e estudioso ecumênico. E felicidade, ele sugere, nasce da gratidão. Uma lição inspiradora sobre desacelerar, olhar para onde você está indo, e acima de tudo, ser grato. Em palestra dada ao TED, ele discorre sobre a felicidade que é decorrente da gratidão que devemos desenvolver sobre todas as coisas.

Com palavras simples David Steindl, nos fala de gratidão e felicidade possiveis. São 14:30 minutos agradáveis, que certamente farão você se sentir bem como eu, e + de 3,248,802 pessoas que já assistiram.

A continuidade do post, foi desenvolvida para ser lida após a palestra, nada que impeça que você faça diferente... é só uma dica para o conteúdo tocar melhor seu coração.


Assistir esse vídeo é gratificante...






"Nas nossas vidas diárias, devemos ver que não é a felicidade que nos faz agradecidos, 
mas a gratidão é que nos faz felizes!"  (Albert Clark)



A gratidão é a mais agradável das virtudes; não é, no entanto, a mais fácil. Por que seria? No caso da gratidão, a satisfação surpreende menos que a dificuldade. Quem não prefere receber um presente a um tapa? Agradecer a perdoar? A gratidão é um segundo prazer, que prolonga um primeiro, como um eco de alegria à alegria sentida, como uma felicidade a mais para um mais de felicidade. O que há de mais simples? Prazer de receber, alegria de ser = gratidão. A gratidão é um mistério, não pelo prazer que temos com ela, mas pelo obstáculo que com ela vencemos. É a mais agradável das virtudes, e o mais virtuoso dos prazeres. Ser grato é reconhecer que sem o mundo que nos rodeia não seriamos o que somos, não teríamos o que temos. Como não agradecer ao Sol, por existir? À vida, às flores, aos passarinhos? ( Trecho do livro: Pequeno Tratado das Grandes Virtudes - André Comte Sponville)


Ainda não se convenceu? Sei que não é fácil, mas a felicidade vale muito, e todo cuidado é pouco para não confundirmos, o que de fato nos faz felizes.

+ Gratidão


Nos estudos científicos sobre a  Felicidade, muitos pesquisadores têm dedicado um olhar mais aguçado à gratidão. Ela vem despertando um interesse científico cada vez maior, endossado por estudos que apontam para uma relação mais sólida entre o bem estar causado pelo sentimento de gratidão, ou seja, quando somos gratos, nos sentimos melhor.

Robert Emmons, professor de psicologia da Universidade da Califórnia, e um dos maiores expoentes sobre o tema, afirma que, se tivesse que nomear três elementos essenciais para criar felicidade e dar sentido à vida, estes seriam relacionamentos significativos, gratidão e viver no momento presente com uma atitude de abertura e curiosidade. Em seus estudos, Emmons relata, que pessoas que manifestam gratidão, exibem níveis mais altos de emoções positivas, satisfação com a vida, vitalidade e otimismo. Cuidam-se mais, não negam nem ignoram os aspectos negativos da vida, mas aparentemente ampliam os estados associados a sentimentos agradáveis.


"A gratidão leva as pessoas a agir de forma virtuosa ou mais altruísta", afirmou DeSteno, além de: "E constrói o apoio social, o qual sabemos que está ligado ao bem estar físico e psicológico", cuja pesquisa foi publica em 2009 na revista Current Directions in Psychological Science.

Mas nada de doses homeopáticas e esparsas de gratidão, alertam os especialistas. Para colhermos os frutos dessa emoção, é necessário exercitá-la constantemente. Se não fizermos isso regularmente, é o mesmo de irmos à uma academia fazer ginástica só uma vez por ano. O que ganharíamos com isso?

E então, quer ser feliz? Seja grato! Diariamente...

Lembrem-se: sempre há uma razão para agradecer. Por mais desalentadora que uma situação se apresente na vida, sempre há uma razão para agradecer.

Só há felicidade se não exigirmos nada do amanhã e aceitarmos do hoje, com gratidão, o que nos trouxer. A hora mágica chega sempre.

(Hermann Hesse)

Abraços desejosos que possamos cada vez mais nos alinhar
com a virtude da gratidão para sermos mais felizes!

Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!


Fontes: TED, Revista Planeta Terra
Imagens: Web.

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)