Chafariz e Arte

terça-feira, junho 14, 2016

Você já deve ter visto aqui, acolá ou qualquer outro lugar, o quanto fontes ornamentais, chafarizes e bicas, são utilizados pela arquitetura e pelo paisagismo para criar pontos focais e locais de contemplação e relaxamento, que agradam muita gente.

Conhecido como fontanário, ou simplesmente chamado de fonte, o chafariz é uma estrutura, geralmente ornamental, provida de uma ou mais bicas de onde se jorra água, utilizado com vários propósitos como gerar, frescor, ser ponto focal e principalmente elemento decorativo de destaque.

Independente da forma, o que atrai e dá destaque numa fonte ou chafariz é o elemento água. Tida como receptáculo da vida, a água seduz tanto pela adaptabilidade quando toma a forma do espaço que ocupa, quanto pela fluidez, quando escorre por uma estrutura vestindo-a com brilho contínuo.

Quando estrutura e água se complementam com harmonia, o casamento é perfeito e o encantamento seduz à todos. E, para falar sobre essa junção perfeita de forma e água, trago para esse post, o trabalho da escultora polonesa Matgorzata Chodakowska, que realiza com maestria esse casamento espetacular.



As esculturas de Matgorzata, exploram a forma do corpo humano, principalmente o feminino, que aliado ao elemento água, exercem uma atração que absorve todo o poder contemplativo do olhar dos observadores. De tão reais, suas esculturas se tornam irreais objetos de sonhos que despertam a confiança e a alegria na existência.

É o romantismo presente no tempo presente, confirmando que a beleza é uma necessidade básica de todos nós.

"Sou viciada em prazer. Por isso, esculpo belas pessoas, pois para mim, o templo da alma é o corpo em que se vive e para o qual ele está contido."

Forma e proporção acompanhada por uma dose de vida e sensualidade gerada pelo elemento água, que é a grande paixão da artista,  confere ao seu trabalho o status de fontes artísticas de design visual.

Veja as imagens que selecionei para sua apreciação e inspiração...












Saiba mais sobre essa brilhante artista AQUI. Aproveite e assista o vídeo sobre suas fontes artísticas.

Saiba mais sobre o uso da água pela arquitetura e pelo paisagismo em fontes, cascatas, etc. AQUI.

Abraços,
Sejamos Felizes!

"A imaginação é a primeira fonte da felicidade humana." (Giacomo Leopardi)

Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)