Caminhar na Natureza é o que muitos médicos prescrevem para termos mais saúde

quinta-feira, setembro 22, 2016

Você sabia que passar um tempo em contato com a Natureza tem um valor inestimável para o nosso bem-estar físico e mental?

Além dos benefícios físicos, caminhar em locais circundados pela Natureza, altera o funcionamento do cérebro, acalma a mente melhorando a saúde mental, afirmam especialistas e pesquisadores ligados à psicologia comportamental, em estudos sobre as causas de problemas psicológicos que afetam as pessoas que vivem em grandes centros urbanos.

O confinamento em espaços internos, o pouco contato com áreas externas que contenham espaços em meio à Natureza, faz com que as pessoas tenham mais propensão à problemas psicológicos que levam ao desenvolvimento de inúmeras doenças, que afetam principalmente, os moradores de grandes centros urbanos, através do estresse, ansiedade, depressão e outras doenças mentais.


Caminhar na Natureza, andar nas matas e bosques, observar a vida, os pássaros, ouvir os sons, sentir os aromas, contemplar o cenário circundante, olhar o céu através do rendado das copas das árvores, um riacho que flui, a placidez de um lago, respirar, observar, sentir, funciona como um detox em nossas mentes, que varre toda a sobrecarga ocasionada pelo estresse nos afastando de  inúmeras doenças.


Essa experiência tão simples não é apenas valorizada pelos apreciadores da Natureza, é muito também por médicos que atestam através de diversos estudos que uma simples caminhada em meio a Natureza traz muitos benefícios para a saúde física e mental.

Estudos já confirmaram que caminhadas diminuem pensamentos obsessivos negativos, que podem produzir ansiedade, depressão e outros problemas como compulsão alimentar dentre outros transtornos que ocasionam várias doenças mentais.


A influência benéfica do contato com a natureza para nosso bem estar físico e principalmente mental, tem sido cada vez mais aprofundado em estudos e pesquisas que buscam soluções terapêuticas que possam ser aplicadas em tratamentos de doenças decorrentes da urbanização excessiva do mundo moderno que estão ligadas a depressão e outras formas de doenças mentais.

Pesquisadores destacam que a tecnologia e os ruídos das áreas urbanas nos grandes centros metropolitanos, constantemente exigem nossa atenção e desviam nosso foco. Assim, aconselham quando estamos nos sentindo sobrecarregados dos fatores estressantes da vida urbana, buscarmos uma reconexão com a Natureza através de caminhadas em ambientes naturais é melhor do que qualquer outro remédio, pois esta prática reduz a fadiga mental, acalma nossa mente e nos ajudam a pensar criativamente. E o melhor, não tem efeito colateral negativo, só prazer e bem estar.

"Caminhar com bom tempo, numa terra bonita, sem pressa, e ter por fim da caminhada um objetivo agradável: eis, de todas as maneiras de viver, aquela que mais me agrada." (Jean Jacques Rousseau)


A velha expressão "corpo saudável, mente saudável" se encaixa perfeitamente na prática de caminhadas ao ar livre. O exercício ajuda na manutenção das nossas células cerebrais, além de melhorar a memória e a capacidade cognitiva.

Segundo pesquisadores da University of British Columbia, o exercício não apenas melhora a capacidade cognitiva mas também previne o declínio desta capacidade e consequentemente na manutenção de uma "Mente Sã!" E mais, o estudo também confirma a redução do estresse, da ansiedade e depressão contribuindo também para o aumento da auto estima.


"Bora", dar uma escapada para caminhar na Natureza e usufruir os seus benefícios prazerosos e saudáveis...?!?

A Natureza é sempre o melhor remédio!



Abraços,
Sejamos Felizes!

Imagens: coleção particular


Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)