Euphorbia pulcherrima uma flor que é a Estrela do Natal

segunda-feira, dezembro 05, 2016

Toda grande festa, pede flor! E, o Natal, como uma das celebrações mais importantes do ano, não pode ficar sem. Para decorar sua festa de natal, vale todo tipo de flor, mas, tem uma em especial, que faz parte de todas as tradições vinculadas a esta celebração, a Euphorbia pulcherrima, cuja forma e colorido combinam com o estilo do decor natalino.


Estrela de Natal, Rabo-de-Arara, Bico-de-Papagaio, Flor-de-Natal, Poinsetia, a Euphorbia pulcherrima é uma planta de origem mexicana muito popular e associada ao Natal em virtude da estrutura vermelha de suas brácteas que muitos acreditam ser pétalas da flor. Mas, as folhas vermelhas que não são flores, porém vistas como se fossem, cercam as verdadeiras flores da planta que são extremamente pequenas.

Na época do Natal é muito comum encontrar poinsetias que são comercializadas cultivadas em vasos em gardens, mercados e lojas de plantas em geral. Esta forma de comercializar a poinsetia faz com que se acredite ser o vaso o melhor meio para cultivar a planta, contudo se cultivada no solo de forma apropriada, a Estrela de Natal, vira uma arvoreta de três metros de altura podendo ser utilizada como planta de destaque nos jardins.

Nativas da América Central, principalmente numa região no sul do México conhecida como "Taxco del Alarcon", onde florescem durante o inverno, a poinsetia foi apresentada ao mundo pelo primeiro embaixador dos EUA no México, Joel Robert Poinsett (daí o nome), em 1825, que se encantou com a planta enviando-a para sua propriedade na Carolina do Sul onde desenvolveu sua plantação e passou a distribuí-la para amigos e Jardins Botânicos.


Como planta originária de país tropical, a poinsetia gosta de muito sol direto, e o tipo de solo para ela deve ter uma drenagem bem eficiente para que o solo não retenha excesso de água em suas raízes.

Para plantar no jardim:

  • Prepare o solo com uma mistura de terra adubada com fertilizante orgânico com areia grossa na proporção 1x1 (meio a meio).
  • Abra covas com um diâmetro que tenha o dobro do tamanho do torrão da planta.
  • Preencha o fundo da cova com arreia grossa e uma parte da mistura do solo preparado.
  • Deposite o torrão cobrindo-o e preenchendo os espaços da cova com a mistura do solo. 
  • Regue com frequência, pois o solo arenoso com boa drenagem não retém muito a água. Mas tenha cuidado para não encharcar a terra.

Cuidados em ambientes internos:

  • Coloque o vaso da planta em locais bem iluminados para que receba indiretamente a luz solar.
  • O local deve ser arejado, porém sem correntes de vento e temperaturas muito baixas.
  • Regue sempre que perceber a terra do vaso seca, com o devido cuidado de não encharcar.

A Planta passou por diversos melhoramentos genéticos que ocasionaram variedades de cores, texturas e tamanhos que são encontrados atualmente no comércio para agradar todos os gostos e proporcionar maneiras mais criativas nos usos decorativos.

Mas apesar de tanta beleza e tradição, a Poinsetia possui uma particularidade que merece cuidado e atenção: é tóxica para animais e humanos. Embora não apresente riscos tóxicos letais, deve-se ter cuidado nos locais do plantio, se tiver animais domésticos como gatos, cães, cavalos, etc. e crianças.

Os sintomas tóxicos são moderados e se dão através da seiva leitosa da planta que não chega a ser venenosa, mas no caso de ingestão, pode provocar sinais leves de vômito, salivação excessiva, e raramente diarréia. Se a seiva for exposta à pele, pode provocar irritação com vermelhidão, inchaço e prurido. Nos olhos pode provocar uma leve conjuntivite. Estes sinais, geralmente não necessitam de tratamento médicos, mas merecem atenção e cuidado.

Flor símbolo do Natal

Como flor símbolo do Natal, principalmente na cor vermelha, a planta tem várias histórias que ilustram sua associação com a data. Veja o que nos conta uma das histórias mais conhecidas sobre o surgimento do nome popular que associa a planta ao Natal.

"Pepita, uma pobre menina mexicana, nada possuía para presentear o menino Jesus na celebração de Natal. Enquanto caminhava em direção à capela, junto com seu primo Pedro, seu coração estava cheio de tristeza. Para consolá-la, Pedro lhe disse: tenho certeza, Pepita, que mesmo o mais humilde presente, se for dado com amor verdadeiro, será valioso aos olhos de Jesus. Não sabendo exatamente o que fazer, Pepita dirigiu-se à beira da estrada para colher ramos de folhagens comuns arrumando-as em um simples ramalhete. Ao olhar para o arranjo tão singelo continuou triste pela pobre prenda que ofertaria na celebração do nascimento de Jesus. Ao entrar na capela do pequeno vilarejo, enxugou as lágrimas e ao aproximar-se do altar para depositar sua oferenda, lembrou-se das palavras de Pedro e encheu seu espírito de amor, depositando o arranjo aos pés do presépio. De repente as simples folhagens verdes foram adquirindo uma coloração vermelha viva, encanto a todos que consideraram o evento um milagre acontecendo diante de seus olhos. A partir daí, as flores vermelha ficaram conhecidas como "Flores de Noche Buena", flores da noite boa, Flor da noite Santa, ou simplesmente Flor de Natal, passando a florescer a cada ano durante a época do Natal."


A forma da flor da poinsetia, as vezes também é associada a Estrela de Belém que conduziu os Reis Magos até Jesus. As folhas vermelhas simbolizam o sangue de Cristo e as folhas da variedade branca, a pureza. Muito utilizada nas decorações natalinas, principalmente nos EUA (onde foi lançada esta tradição) que comercializa cerca de 75 milhões da planta todos os anos nesta época, a poinsetia, já virou literalmente, a "Estrela de Natal" que alegra com sua beleza e simbologia muitas celebrações.

Veja as inspirações com poinsetias que selecionei para você florir o seu Natal









Não podemos plantar o espírito do Natal na terra, mas podemos plantá-lo em nossos corações, para termos, durante o ano todo, flores de amor, paz e solidariedade perfumando nossas vidas.

Feliz Natal!
Abraços,
Sejamos Felizes!

Veja Também:


Imagens: minhas seleções pinterest

Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)