Um jardim para chamar de seu

quinta-feira, maio 23, 2013



Ter um Jardim para chamar de seu é um sonho de muitas pessoas, principalmente aquelas que vivem na agitação das grandes cidades. A vida atribulada  faz com que valorizemos cada vez mais os momentos ao ar livre. Possuir um lugar para relaxar após um dia cansativo em meio ao verde das plantas e outras delicadezas da natureza é um prazer precioso que os espaços externos podem nos oferecer. E como o bem estar não tem preço, investir na criação destes espaços vale a pena.

Sonho de ter um Jardim: Um jardim para cultivar beleza; Um jardim para plantar ervas e temperos.
E até quem sabe um pequeno pomar...
Nele esperar amimada pelas Jabuticabas, Pitangas e Romãs...
Esperar pela floração do Ipê Amarelo, das Azaléias, das Rosas e Primaveras...
Ter como visitantes: Passarinhos e borboletas...
Contemplar suas belezas e se integrar com a Natureza.

Foto - Jardim de Siguta 

A vontade de ter um jardim, mesmo num pequeno espaço, aliada a intuição e sensibilidade, só pode resultar num refúgio de resgate do equilíbrio original entre homem e natureza cuja maior contribuição para agitação da vida moderna é o bem estar.

Para ter um jardim você pode contar com a ajuda de um profissional ou poderá fazer por conta própria o que certamente será uma aventura prazerosa.

  • Para fazer seu próprio jardim, primeiramente planeje seu espaço através de um estudo preliminar simples. 
  • Observar bem as dimensões do espaço para não exagerar na quantidade de elementos é fundamental. 
  • Crie uma planta demarcando as áreas de circulação, pois é importante que o espaço tenha fluidez.
  • Pense no que você gostaria de ter no seu jardim: flores, árvores, aromas, detalhe de água, bancos, pérgola, etc., faça uma lista.
  • Se tiver pouco ou nenhum espaço para plantar diretamente no solo, poderá utilizar como opção composições com floreiras e vasos, estruturas para construir um jardim vertical, vasos em paredes ou pendentes ou até mesmo uma prateleira com diversos vasos de variados tamanhos que fica muito charmoso. Opções é que não faltam. 
  • Se gostar de flores, lembre que elas costumam florescer uma vez por ano, então escolha espécies que floresçam em épocas diferentes para garantir o colorido do seu jardim na maior parte do ano. 
  • Ao escolher as plantas de um modo geral pesquise sobre as características de cada uma para evitar uma planta de pleno sol na sombra e vice versa, e também para não correr o risco de plantar uma muda que ao ficar adulta atinja, por exemplo, um beiral ou invada o espaço do vizinho.
  • Conhecer bem as características das plantas escolhidas também é importante para acertar nos cuidados necessários à manutenção de cada uma.

Detalhe de jardim executado no residencia I - Alphaville - SP
Sil França - Paisagista

Para perceber melhor o processo de design e planejamento de um jardim, uma dica é:

  • coletar imagens e ilustrações com idéias exeqüíveis para o seu espaço e construir através de recorte e colagem um ambiente composto com os elementos de sua preferência - cores, texturas, formas, etc. 
  • Ao visualizar este conjunto de imagens você começará vislumbrar uma tendência a nível de cor, estilo, plantas e ambiente para o seu jardim. 
  • A partir dai poderá organizar as etapas necessárias à execução por conta própria ou contando com a ajuda de um profissional. Lembre-se: Jardineiros são sempre bem vindos!


  • Na hora de preparar o terreno dê preferência por terra com adubos orgânicos.
  • Para o plantio em vasos dê preferência aos substratos que são mais leves e adequados.
  • Em relação as ferramentas, elas devem estar sempre bem afiadas para não danificarem as plantas e limpas para evitar a proliferação de fungos e bactérias comprometendo a saúde das mesmas.
A tendência da jardinagem contemporânea é utilizar espécies vegetais mais resistentes , de preferência nativas de cada região e que demandem pouca manutenção.

Um ponto forte e que contribui muito para o resultado cênico de um jardim no período noturno é a iluminação. Ao iluminar as áreas de caminhos e passagens sem esquecer de priorizar os pontos focais nas plantas de maior destaque você cria um clima de encantamento e valoriza seu jardim. Além de criar um jardim para chamar de seu você também pode inovar planejando eventos para celebrar a vida ao ar livre onde poderá receber e reunir pessoas queridas para curtir momentos únicos. Ao compartilhar com suas pessoas queridas seu jardim, você também estará contribuindo para que percebam como o espaço afeta nossas vidas e o quanto as vivências nos espaços de bem estar e realização nos são especiais e bem vindas.


Com ânimo ainda? Então mãos à obra! Se precisar de mais dicas entre em contato. Compartilhe sua inspiração e experiência enviando uma foto do seu jardim para ser publicada aqui no blog.

Abraços com mimos de jardim...
Sejamos Felizes!


Lembrou de alguém que gostaria do post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)