Influências Positivas das Flores

sexta-feira, março 07, 2014


Flores são puro prazer e pura energia que influenciam nosso bem estar.





Diversos estudos no âmbito da saúde mental tem constatado que flores em ambientes do cotidiano das pessoas tem influenciado positivamente seus estados de humor. Nestes estudos vários aspectos foram observados, e entre eles a influência dos cheiros como por exemplo,  flores com aromas como a rosa e o lírio,  liberam substâncias químicas ligadas ao perfume, que estimulam a liberação de endorfinas ( hormônios neurotransmissores ligados à sensação de prazer )  em nosso organismo ajudando corpo e mente no processo de relaxamento.

Mas os estudos que tem despertado mais a atenção dos estudiosos do setor, são os estudos comportamentais realizados por pesquisadores da Universidade de Harvard e do Massachussetts General Hospital, que constataram através de inúmeras pesquisas, que os participantes (pacientes do hospital) que estavam em estado de desânimo no inicio do estudo, relataram estarem mais felizes e com mais energia depois de olhar para as flores no primeiro momento da manhã.



A pesquisadora chefe destas pesquisas, no  Massachussetts General Hospital, Nancy Etcoff, PhD, em suas observações relata: "Curiosamente, quando colocamos um pequeno buquê de flores em suas rotinas matinais, as pessoas se animam e desenvolvem um humor positivo que se manifesta em atitudes de simpatia, cordialidade e felicidade.

Nancy e sua equipe de pesquisa investigaram os efeitos de flores no ambiente doméstico, avaliando sua interferência no bem-estar de 54 pessoas, com idades entre 25 e 60 anos, que foram estudadas através de uma série de medidas de auto relato, permitindo que a equipe de pesquisa pudesse saber onde a pessoa estava, com quem e o que eles estavam fazendo quando experimentaram uma emoção, tanto quando as flores estavam e não estavam presentes. Os relatos confirmaram que as pessoas foram influenciadas com emoções positivas através da presença das flores.

Sobre Nancy Etcoff: Nancy Etcoff, PhD, é um membro do corpo docente da Escola de Medicina de Harvard e da iniciativa Harvard University/ mente/ cérebro/ comportamento. Pratica psicologia no Massachusetts General Hospital, onde ela dirige o Programa de Estética e Hospital Bem Estar. Em Harvard, ela atualmente leciona um curso intitulado "A Ciência da Felicidade".



Além dos pesquisadores na área da saúde,  muitas pessoas em todo o mundo já perceberam que quando usam flores em casa, a energia natural que emana delas pode criar mudanças positivas nas emoções. Sensações que foram sempre tidas como impressões pessoais, são hoje confirmadas cientificamente através de diversas pesquisas que "As flores são uma ótima maneira de aliviar o stress da vida quotidiana e reordenar nossas emoções de forma mais construtiva". O que significa também, que o envio de flores a alguém não leva só aparência e beleza, leva também saúde.
E falando em presentear com flores, diversas contribuições dadas pelos terapeutas de cores, afirmam que a escolha de flores certas para a ativação de emoções com influências positivas para cada ocasião já é possível, pois diferentes cores nas flores transmitem significados e influências variadas.

Veja, abaixo como flores podem se tornar um presente ainda mais pessoal e especial:

  • Flores Vermelhas - para inspiração, amor e paixão. Hot, estimulante e sexy, o vermelho pode acelerar o pulso, excitar os sentidos e apetites. Não é a toa que é a cor dos amantes do mundo inteiro!
  • Flores laranja - para alegrar as pessoas. É uma das cores considerada mais Feliz. Como o vermelho, a cor laranja estimula a atividade e energiza as pessoas.
  • Flores amarelas - para o equilibrio da mente, corpo e espírito. O amarelo simboliza o sol, o brilho, a luz.  Segundo pesquisadores, o amarelo estimula a glândula pineal, que regula o nosso relógio biológico.
  • Flores verdes - curandeiro natural. Cura, carinho e consolo é o que o verde promove segundo comprovações de pesquisas com base na recuperação de pacientes que através do contato com o verde tiveram seus processos de recuperação e cura acelerados. Considerado a cor natural da saúde, crescimento e julgamento, o verde não só harmoniza com todas as outras cores, mas simboliza a vida e a abundância.
  • Flores azuis - para acalmar e liberar tensões. Aparentemente o azul é a cor favorita de todo o mundo e não só relaxa as pessoas, mas auxilia a comunicação, pois é a cor da lógica e da reflexão. Uma das cores "calmas", que esfria e atenua, o azul é freqüentemente associado com a paz.
  • Flores roxas - sucesso, riqueza e ação. Criativa e inspiradora é uma cor profundamente espiritual, tanto que é usada extensivamente pelas religiões. No entanto, o roxo também é opulento, glamouroso e indulgente sendo associado, por isso, à riqueza e realeza. No Feng Shui violeta é a cor de sonhadores e visionários.
  • Flores brancas - para pureza, serenidade e paz. O sinal clássico da paz, bem como limpeza, pureza e espiritualidade. Na cultura ocidental, representa a vida e o casamento, mas representa também a morte em culturas orientais. Branco é o contra ponto perfeito para todas as outras flores que acentuam sua cor e forma. No entanto, um design todo branco é, provavelmente, um dos mais elegantes que podemos escolher, assim como a escolha da flor perfeita quando calma e serenidade são nossos objetivos.

O homem e a planta são mortais e mutáveis; o significado e a essência do arranjo floral são eternos. Bokyo Takeda

Abraços desejosos de que possamos sempre receber e distribuir em nossas vidas muitas  Flores e Felicidade!

Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!


Fonte: Flowers and Plants Association
Imagens: web

Leia também!

1 comments

  1. Oi Sil, tudo bem? Saudades Estou encantada com os seus artigos. Trazem muita paz e tranquilidade. Adorei. Estou seguindo. Bjsss. Ah! precisamos nos encontrar.

    ResponderExcluir

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)