Furin - Sinos do Vento

terça-feira, julho 07, 2015

"Furin" - assim são chamados os tradicionais sinos do vento do Japão. Furin significa literalmente "sinos de vento" e tem origem chinesa. É um objeto simples, mas dotado de muita graça e singeleza, que encanta não só através dos variados formatos, mas também através da suave sonoridade quando é embalado pelo vento.


Estima-se que os primeiros Furins surgiram por volta de 11.000 a.C, na China para fins religiosos, quando tratavam-se apenas de sinos de metal sem badalo, eram chamados de "Yong Shong" e feitos somente por artesões qualificados para isso. Posteriormente os chineses criaram o "Feng Ling", sino semelhante ao Furin de hoje em dia. Os Feng Lings eram pendurados em templos e pagodes para afastar os maus espíritos e atrair felicidade e sorte às pessoas que frequentavam o local.

Hoje os "Sinos do Vento" - Furins -  são pequenos sinos decorativos que soam com o movimento do vento. Feitos de materiais variados como o metal, bambu, cerâmica, porcelana, etc., são comumente pendurados em galhos de árvores, berais de edificações, sacadas, janelas e todo tipo de local que permita sua livre movimentação e sonoridade ao sabor do vento.


A característica destes sinos parte de uma estrutura principal com formas variadas, na qual pode ser pendurado desde um único pêndulo a inúmeros fios que sustentam diversos materiais com a proximidade suficiente para que se choquem quanto tocados e movimentados pelas mãos ou pelo vento.

A circulação do vento local provoca o movimento do sino simples ou composto, que emite uma sonoridade que segundo as tradições do Oriente, afastam os maus espíritos e atraem a sorte.


Alguns sinos tradicionais que são encontrados no mercado, possuem uma tira de papel sob um dos pêndulos que costuma trazer uma inscrição de um poema ou dizeres de proteção.

No Japão, o sino do vento, é associado a chegada do verão, tendo seu som considerado típico desta estação quando seu tilintar provoca a sensação de frescor anunciada pela brisa.


O som produzido também interage com a energia de cada pessoa, acalmando o estado de espírito. Por isso, é melhor colocar os sinos onde exista uma brisa leve para que seu som seja suave e desse modo, agradável, e não estridente e cansativo.

Quando emitido com suavidade o som do sino do vento evoca uma sensação de relaxamento, pois seu som é considerado um som alfa, ou seja, um som encontrado no primeiro estágio do sono ou de meditação. É o som que acalma de forma mais natural que o ouvido humano conhece, tanto que estudos já provaram que ao reduzir o esforço, ele realça a faculdade criadora, expande a consciência e fornece um sentido de contraponto natural de flutuabilidade.


Eu gosto tanto destes sinos que tenho vários e posso garantir que valem a pena, pois além de embelezar qualquer cantinho, sua sonoridade é uma delícia de se ouvir, principalmente quando tudo o que queremos é dar uma pausa e relaxar...

Veja os "Sinos de Vento" mais criativos que selecionei para sua inspiração...







São infinitas as possibilidades para criar sinos que enfeitam nossos espaços e brincam com o nosso olhar. Seja qual for a forma que compõe o sino com ludicidade, a mágica só acontece quando o vento provoca seu movimento, fazendo-o emitir a sonoridade que nos embala e transporta para um estágio no qual a consciência flutua em sonhos bons...

Abraços desejosos que ventos carregados de bons presságios embalem seus sonhos...
Sejamos Felizes!

Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!


Fontes:Japancultpop.br; japaoemfoco; seleções Pinterest.

Leia também!

2 comments

  1. Oi, boa noite.
    Estou precisando de dois pratos, de latão ou outro metal, pequenos, não mais que 5 cm por prato, que possam ser tocados um contra o outro e gere assim um som. Gostaria de saber assim, se você sabe algum lugar onde eu possa comprar, ou se você mesmo vende!?
    Att,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Herson! Inicialmente, obrigada pela visita! Creio que o que você está procurando seja um Tingshas, espécie de prato em miniatura cujo soar, segundo os orientais, ajuda a recuperar a essência individual, sendo muito utilizado em terapias sonoras e em cerimônias religiosas tibetanas e meditativas. Este instrumento também é conhecido como Címbalo tibetano de metal. Pesquise na web com os nomes Tingshas ou Cimbalo que você encontrará locais para comprá-los. Espero ter ajudado. Mais uma vez obrigada pela visita. Abraços

      Excluir

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)