Lírios para você

sexta-feira, março 11, 2016

Se você gosta de lírios, vai gostar de saber...


Lírio é o nome dado às flores do gênero Lilium da família Liliaceae com mais de cem variedades naturais e centenas de híbridos. Originárias do hemisfério norte com ocorrências na Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul, tem mais da metade das espécies encontradas na China e no Japão.


No Japão e na China o Lírio é considerado uma flor que tem o poder de diminuir a dor da perda, sendo uma tradição cultural, as mulheres em luto costurarem Lírios em seus cintos. Nos países católicos, essa flor simboliza na Páscoa, a ressurreição além de ser símbolo da Virgem Maria por estar simbólicamente associado a pureza e a inocência. Costuma também ser associado a alguns santos  como São José, Santo Antonio, Santa Rita de Cássia, dentre outros, que comumente são retratados segurando Lírios.

Além de flor que simboliza a pureza celestial, o Lírio é também relacionado ao amor que carrega ambiguidades que podem ser tanto irrealizáveis, quanto reprimidas ou sublimadas.


A simbologia dos Lírios também está presente na carta de número 30 do baralho cigano que representa, num jogo, além da pureza, a verdade, a franqueza e as virtudes morais, nos ensinando que em meio às adversidades da vida, ainda é possível encontrar a paz interior e buscar o que é melhor em nós. Tudo haver com as "lições que recebemos da Natureza".


E não para por aí, "poderoso", o Lírio é também considerado uma flor da realeza representado na imagem da Flor de Lis, símbolo da geração de prosperidade e da raça, usado pela nobreza e realeza francesa em seus brasões. Como Flor de Lis, o Lírio simboliza poder, soberania, lealdade e honra, além da pureza tanto do corpo como da alma.


No Universo Floral...

...Enquanto a Rosa é considerada a Rainha das flores, o Lírio é considerado o Rei. Por ser uma flor grande e chamativa que possui um perfume doce e envolvente com uma enorme variedade de espécies, o Lírio é uma ótima opção para se fazer arranjos, buquês e ornamentações onde costuma ser o centro das atenções como principal flor de destaque.


Como Usar Lírios na decoração

O Lírio é uma flor ideal para locais arejados pois seu perfume pode se tornar um pouco incomodo em ambientes confinados. Nesse sentido, os melhores locais para você colocar Lírios dentro de casa, são:

  • Ambientes de passagem como Halls de entrada, onde além de embelezar, perfuma a recepção;
  • Sala de estar, em mesas preferencialmente perto de janelas, pois ele gosta de luz e ar, e em mesas de centro em arranjos delicados com poucas flores para que seu perfume não se torne incomodo;
  • Em lavabos ou banheiros claros e arejados, pode usar e abusar, nestes ambientes seu perfume é bem vindo e a beleza da flor só contribui para agregar valor aos ambientes;
  • Evite usar em quartos de dormir e em arranjos sobre mesas de refeições, locais onde o perfume da flor pode ser incomodo e inadequado. 


Presentear com Lírios

Oferecer flores é um gesto delicado que costuma agradar a todos. No caso do Lírio, a beleza da flor aliada a sua forte simbologia e a profunda mensagem propagada por Jesus, é um presente mais que especial, pois embeleza a vida e perfuma a alma.

Olhai os Lírios do campo; eles não trabalham nem tecem; no entanto eu vos digo: mesmo Salomão, em toda sua glória, não se vestiu como um deles.

Palavras de Jesus, no Evangelho segundo São Matheus


Abraços!
Sejamos Felizes!

Lembrou de alguém que gostaria do post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)