Hortênsias Globosas, Glamurosas e Multicores
sexta-feira, julho 01, 2016
Quando eu penso numa flor versátil, que sozinha, ou seja, com uma única haste, enche os olhos e o vaso, logo me vem à mente a Hortênsia, com seus buquês globosos, multicores e glamurosos. Mas, você sabia que, com tudo isso, a Hortênsia, não só encanta, como também engana? O que chamamos de flor não é flor, é folha; e a verdadeira flor, fica escondida no meio dos buquês formados pelas folhas coloridas da planta? Este é só um segredinho desta planta que colore muitas paisagens com o vigor de florações multicores e intensas.
Hydrangea macrophylla é seu nome científico, cujo significado é bebedoura de água. O nome Hortênsia, é como a planta ficou conhecida popularmente em virtude de uma homenagem feita à uma dama francesa do século XVIII, Hortence Lepante, esposa de um amigo do naturalista Philibert Commerson, responsável pela introdução da planta na Europa.
Originária da Ásia, mais especificamente do Japão e China, a Hortênsia passou a ser difundida como planta ornamental pelo mundo, em meados do século XIX, e conta atualmente com mais de 600 variedades diferentes.
Aqui, no Brasil, os relatos relacionados a origem do cultivo da Hortênsia, apontam para colonização alemã nas serras do sul do país, região onde a planta se destaca até hoje, sendo referência turística nas cidades gaúchas de Gramado e Canela entre outras. Como gosta de climas amenos a planta também é muito apreciada em diversas outras regiões serranas como Campos do Jordão (SP), Monte Verde (MG), Morretes (PR), etc.
A planta é arbustiva, podendo chegar a 1,5 metros de altura. Possui folhas grandes, ovaladas com bordas serrilhadas de cor verde vivo. Costuma perder suas folhas no outono/inverno para florescer na primavera/verão. As inflorescências se dão em agrupamentos que formam buques globulares, bem arrendodados. A coloração das flores variam entre o violeta, lilás, rosa, branco e azul, cor favorita da planta.
Dentre as cores das flores que existem na Natureza a cor azul é a mais rara. Associada ao céu como infinito inalcançável, a cor azul, tão rara nas flores, simboliza nelas, sentimentos raros como gratidão e respeito, associando-as também a resistência, honra e dignidade. No caso da Hortênsia azul (cor mais marcante desta planta), além desta simbologia, seus buquês azuis são especialmente utilizados em locais que precisam transmitir paz, tranquilidade, serenidade, estabilidade, esperança e devoção.
Flor que não é flor
Uma curiosidade sobre a Hortênsia está no miolo do globo florido, uma espécie de bolinha escondida sob o buquê de pétalas coloridas, que é a verdadeira flor da planta. As pétalas que formam o buquê, na verdade são folhas modificadas que assumem diversas colorações de acordo com o PH do solo, motivo pelo qual, conforme o buquê começa a se formar, as pretensas flores, são verdes e só adquirem cor na medida que amadurecem.
Outra curiosidade da Hortênsia, na minha opinião, a maior, está relacionada as cores dos buquês. Diferente do que muitos acreditam, as cores variadas das Hortênsias, não tem relação com plantas diferentes, mas sim, tem relação com o PH - potencial de acidez, neutralidade e alcalinidade de uma solução ou substância do solo - onde elas serão plantadas.
E como o que se pensa que é flor não é flor, é folha, uma mesma planta pode dar buquês azuis, rosas, roxos ou brancos, de acordo com o PH do solo onde for plantada. De modo quê, você pode escolher a cor da Hortênsia que quiser plantar, e até alterar esta cor para uma outra, caso se canse dela.
Alterar o PH do solo não é coisa do outro mundo. O processo é relativamente simples e acessível aos jardineiros amadores e esporádicos. Para tornar o solo mais ácido ou mais alcalino, existem fertilizantes à venda, que ajudam a ativar a coloração das flores, tornando-as azuis, roxas, rosas ou brancas. Mas nada impede que você faça suas próprias experiências sem necessariamente recorrer a estes recursos, apenas deixando que o curso da Natureza prepare suas surpresas.
Mas, como uma dica, nunca é demais, veja abaixo algumas que você poderá experimentar:
Para Hortênsias azuis, o solo deve ser ácido. Num solo rico em alumínio, elas terão lindas flores azuis que poderão chegar ao violeta.
- Para um solo ácido, faça uma mistura de 20 gr. de sulfato de alumínio, sulfato de ferro ou pedra ume, diluído em 5 litros de água, e regue a planta com esta mistura duas vezes por semana no período anterior a floração.
Para Hortênsias rosas, o solo deve ser alcalino. Se você tiver uma Hortênsia azul e quiser que ela produza flores rosas, primeiramente, retire a maioria das folhas através de poda, para eliminar o máximo possível de alumínio contido na planta.
- Após a poda, replante a Hortênsia em outro local com a terra preparada com uma mistura de 400 grs. de calcário dolomítico por m2. Este calcário é um corretivo para o solo, e pode ser encontrado em viveiros ou lojas de plantas e produtos para jardinagem.
Com este procedimento você poderá ter Hortênsias com flores rosas de tonalidades variadas, podendo inclusive, obter flores brancas. Quanto mais alcalino o solo ficar, mais clara será a cor das folhas que formam os buquês da Hortência.
Muito apreciada pelas floradas intensas e exuberantes, as Hortênsias fazem sucesso tanto nos jardins compondo a paisagem, quanto como flor de corte em decorações diversas, até mesmo quando seca, pois continua linda mesmo depois de envelhecida.
Como secar suas Hortênsias
- Uma forma bem comum de secagem é pendurar as Hortências pelas hastes com as flores voltadas para o chão em local bem arejado até que sequem totalmente. Neste processo as flores ficarão com uma tonalidade marrom.
- Um outro processo de secagem no qual você poderá escolher a tonalidade da flor, é colocar hastes com +/- 15cms de Hortências despidas das folhas em vidros com água pela metade e deixar a água evaporar naturalmente. Depois que a água se evaporar, deixe as Hortênsias no vidro até que fiquem totalmente secas com um aspecto de papel. Não coloque muitas hastes no mesmo vidro, neste processo é importante que a água não encontre obstáculos para a evaporação natural. Coloque os vidros em locais arejados longe da luz do sol, e se quiser que suas Hortências fiquem coloridas após a secagem, coloque corantes nas cores de sua preferência na água dos vidros. Durante o processo aproveite para enfeitar vários cantos da sua casa distribuindo os vidros onde quiser.
Veja algumas decorações com hortênsias que selecionei para sua inspiração
"Se pudéssemos ver o milagre de uma simples flor, toda a nossa vida mudaria." (Buda)
Abraços,
Sejamos Felizes!
Imagens: minhas seleções Pinterest
2 comments
Bom dia,
ResponderExcluirtenho hortensias em meu jardim, elas mesclam entre o azul, lilás e o rosa, e uma só saiu branca.
Agora descobri seu blog, e adorei as explicações. Parabéns.
vou seguir os conselhos.
Olá Solange,
ExcluirBom Dia!
Fico feliz em saber que você gostou do blog e que as informações lhe foram úteis.
O Jardim de Siguta é feito para inspirar, e se você gostou, ele é seu também!
Sinta-se a vontade para participar e compartilhar nele seu jardim e suas inspirações.
Saiba como em "Compartilhe Seu Jardim".
Muito obrigada pela visita e pelo comentário.
Abraços,
Seja Feliz!
Sil França
Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.
Obrigada pela visita!