Frésias, flores que alegram os olhos e perfumam a alma

quarta-feira, outubro 05, 2016

Delicadas e muito perfumadas, as Frésias encantam com sua explosão de cores vibrantes de alegria.


Brancas, amarelas, douradas, alaranjadas, vermelhas, roxas, lilases, rosas e bicolores, estas flores são um luxo em delicadezas muito apreciadas em buquês de noivas, arranjos florais diversos e celebrações destinadas à crianças devido a sua estética delicada que transmite uma inocência lúdica, alegre e vivaz. Seu perfume, capricho da Natureza, tem um aroma floral adocicado muito apreciado e utilizado na fabricação de perfumes, óleos de banho, aromatizadores, entre outros.

O frescor com aroma sacudido das flores de frésias, tanto nos jardins como nos vasos, atiçam as narinas nos dias quentes. Esta espécie de flor africana saiu de seu habitat natural para decorar os jardins do mundo, sempre mantendo na memória de suas sementes o calor do sol que toca o coração.

Basta ver o desfraldar das pétalas de frésias se abrir como ondulantes tutus românticos de bailarinos para sentir pulsar o coração...

Elena Vosnaki

Quase uma poesia, se não uma poesia inteira...

Frésias são plantas originárias do sul do continente africano, que pertencem à família Iridaceae, Seu nome científico é Freesia x hibrida, conhecida popularmente como: Frésia, Fresilla e Junquilho (principalmente em algumas regiões do Brasil). Seu nome científico: Freesia foi dado em homenagem a Friedrich Heinrich Theodor Freese (1795-1876), médico alemão de Kiel que estudou a flor extensivamente, pelo seu amigo coletor de plantas, Christian Friedrich Ecklon.

É uma planta bulbosa, com porte em torno de 30 centímetros de altura, com folhas vigorosas num tom de verde escuro e flores delicadas, porém de cores vibrantes e muito perfumadas, cujo apelo decorativo é muito apreciado tanto nos jardins como em arranjos florais diversos.

A felicidade daquela tarde já estava fixada em sua mente, sempre que o cheiro de frésia despertava em sua visão mental, pois entre os cheiros de rosas, violetas, lírios e wall-flores, o cheiro das frésias penetrava como melodia se destacando das outras flores, dando-lhe mais prazer.

(The way things happen (a forma como as coisas acontecem) - de Hugh de Selincourt)


No Jardim

No jardim suas necessidades nutricionais pedem um solo rico com pouca acidez, locais ensolarados e climas mais amenos.

  • O solo deve ser afofado para ficar leve favorecendo uma boa drenagem;
  • Os bulbos devem ser plantados com uma distância de 10 cms entre eles, numa profundidade em torno de 7 cms, sendo cobertos com terra fofa bem solta;
  • As regas devem ser leves, apenas o suficiente para umedecer a terra, uma vez por semana;
  • A época ideal para o plantio é em meados do outono (quando os bulbos terão uma temperatura mais amena, ideal para o início do processo de germinação) para que as flores surjam no final do inverno e avancem até meados da primavera.
  • No final da floração não é necessário extrair os bulbos do solo, pois a dormência costuma ser interrompida naturalmente, fazendo com que a planta volte a florir na mesma época do ano.


A fragrância da Frésia é incomparável na medida em que contém um buquê alegre, apimentado, fresco e floral, projetado com intensidade adequada, possui um delicioso aroma que irradia à uma longa distância. Com alto teor em Linalol um componente importante em todas as variedades de Frésias, seu perfume transmite um aroma amadeirado, refrescante e floral com uma nota cítrica terpênica, sutil.

Alguns dos perfumes mais famosos que se destacam com notas de Frésias:

  • Lancome Miracle
  • Lauder Pleasures
  • Fragonard Freesia
  • Calvin Klein Eternuty
  • Ralph por Ralph Lauren
  • Chanel Allure eau de toilette

Em arranjos florais

Luxo delicado e perfumado, Frésias sempre se destacam nos mais diversos arranjos e tipos de usos. Veja as inspirações com estas flores encantadoras que selecionei para você:







Desejo que as flores mais coloridas de alegria floresçam no seu jardim
e perfumem seu coração...

Abraços,
Sejamos Felizes!

Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!


Imagens: Minhas seleções Pinterest

Leia também!

2 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)