ORA PRO NOBIS - Milagre da Natureza para nossa Saúde

quinta-feira, abril 05, 2018

Ora Pro Nobis vem de expressão do latim cujo significado é roga por nós, refrão cuja repetição ocorre em várias orações e ladainhas dedicadas à Nossa Senhora e diversos Santos, sendo também, o nome popular de uma planta que, literalmente roga por nós, através dos seus valorosos benefícios, como um verdadeiro milagre.


Pereskia aculeata é seu nome científico, cuja origem vem da América Tropical incluindo o Brasil, onde a planta Ora Pro Nobis é nativa e encontrada de forma abundante nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país. É raramente cultivada comercialmente sendo mais comum encontrá-la em quintais e hortas, principalmente no estado de Minas Gerais, com a exceção de algumas formas de folhas variegatas usadas em paisagismo. Ainda em Minas Gerais, suas folhas, flores e frutos são usados na culinária mineira, através de variados preparos tanto cruas quanto cozidas.

O Milagre da planta Ora por Nós 

Tão grande e generosa é a Mãe Natureza que abriga e sustenta nossa sobrevivência através do alimento e de remédios poderosos espalhados por todos os cantos do Planeta. Tanto no quesito alimento quanto no quesito remédio, temos muito ainda que aprender com a Natureza que tudo nos fornece.


Os hábitos alimentares da vida moderna, para muitos, são estimulados com muitas possibilidades de sabores e alimentos que fazem com que se coma muito, mas com baixa qualidade de nutrientes essenciais à uma boa saúde. A Organização Mundial da Saúde, mostra em suas pesquisas que muitas crianças, adultos e idosos "bem alimentados", apresentam várias deficiências nutricionais que podem acarretar diversas doenças e envelhecimento precoce.

Estudos sobre as propriedades da  Ora Pro Nobis, descobriram que as folhas da planta são ricas em ferro, o que faz dela uma ótima opção no auxilio de tratamentos de anemia, fadiga e fraquezas decorrentes da falta de ferro no organismo.

Rica em nutrientes, vitaminas, minerais e fito substâncias antioxidantes, a Ora Pro Nobis faz verdadeiros milagres para nossa saúde.


COMPOSIÇÃO QUÍMICA EM 100 GRAMAS DE FOLHAS DA ORA PRO NOBIS:

Energia: 26 kcal - Proteína: 2,00 g - Lipídios: 0,40 g - Carboidratos: 5,00 g -
Fibras: 0,90 g - Cálcio: 79,00 mg - Fósforo: 32,00 mg - Ferro: 3,60 mg -
Retinol: 250,00 mcg - Vitamina B1: 0,02 mg  Vitamina B2: 0,10 mg -
Niacina: 0,50 mg - Vitamina C: 23,00 mg.

Por ser bastante popular no Estado de Minas Gerais, a Universidade de Lavras realizou um vasto estudo sobre suas propriedades, constatando que seus princípios ativos contribuem com eficiência no tratamento de várias doenças:
  • Como a planta possui um alto teor de fibras, sua ingestão auxilia no processo digestivo e intestinal, favorecendo o organismo com a saciedade, facilitando o fluxo alimentar pelo interior das paredes intestinais, ajudando na recomposição da flora intestinal, o que evita os estados de constipação. prisões de ventre, formação de pólipos, hemorroidas e tumores.
  • Os índices de ferro contidos na planta contribuem com eficácia no tratamento da anemia.
  • O chá, feito a partir de suas folhas, tem função depurativa, sendo indicado no trato de processos inflamatórios como cistite e úlceras. Esse poder depurativo associado ao chá também auxilia tratamentos vasculares como varizes.
  • Outro benefício da Ora Pro Nobis é o alto teor de ácido fólico, muito importante durante a gravidez para evitar problemas para o bebê.
  • A planta possui também alta concentração de vitamina C que é muito importante no fortalecimento do sistema imunológico em geral.
  • Possui também retinol - vitamina A - em grande quantidade, sendo excelente para tratamento de pele.
  • O Cálcio que mantém ossos e dentes fortalecidos, também é integrante desta planta que sem dúvida proporciona muitos nutrientes importantes para nossa saúde.


  • A Pereskia aculeata - Ora Pro Nobis - no Jardim

  • No Jardim, a planta Ora Por Nós com sua beleza exuberante, principalmente quando floresce.  Arbusto semilenhoso e escandente, de crescimento moderado, muito florífero, originário da América Tropical incluindo o Brasil, a planta possui ramos longos, suculentos e com espinhos. Suas folhas são elípicas, planas e carnosas, de 3-8 centímetros de comprimento. Inflorescências curtas, numerosas, com flores creme-amareladas, às vezes com o centro vermelho, dispostos sobre a folhagem e formadas na primavera e verão. 


  • Cultivada a pleno sol e conduzida como trepadeira, amparando-se a ramagem em suportes, muros, paredes ou cercas. Tolera solos de baixa fertilidade e estiagens prolongadas, porém um pouco sensível a baixas temperaturas de inverno. Suas folhas são muito utilizadas na culinária baiana e mineira. Os frutos são aredondados, amarelos e comestíveis. 


  • Com relação aos usos culinários, a planta também é conhecida por outros nomes como: groselha-de- barbados, trepadeira-limão, e mata-velha (em alusão aos poderes afrodisíacos). Os frutos são ricos em carotenoides e quando imaturos são fonte de vitamina C. Os frutos podem ser usados para sucos, geleias, mousses e licores. As sementes podem ser germinadas para produzir brotos, os quais são grandes e vigorosos. As flores jovens (sem acúleos) podem ser usadas para saladas pura ou em pratos com carnes e omeletes. Os ramos (caules) podem ser plantados na horizontal diretamente no solo para colher os brotos tenros que emergem, parecidos com aspargos. A Verdura da Ora Pro Nobis é rica em proteína vegetal (de 25% a 35% em base seca) e em vários aminoácidos essenciais. 
  • Veja a receita de Tortinha de Ora Pro Nobis no Armazém das Especiarias -> AQUI

  • A Ora Pro Nobis faz parte das PANCS - Plantas Alimentícias Não Convencionais, e sobre as PANCS você pode saber mais AQUI -> É PANC é PLANTA e está na MODA!


  • Conhecer, Amar e Preservar a Natureza que tantos benefícios nos oferece, é uma forma de Oração que coloca nossa energia num movimento sempre positivo a favor dela e de nós mesmos. Desejo que seu ORAR pela Natureza não se torne RARO!

  • Abraços!
  • Sejamos Felizes!


  • Fontes: Livros: Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil - Valdeley F. Kinupp e Harri Lorenzi; Plantas Ornamentais no Brasil - Harri Lorenzi; Imagens: seleções google



  • Lembrou de alguém que gostaria do post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!

    Leia também!

    0 comments

    Todo comentário construtivo é bem vindo.
    No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
    Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
    Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

    Obrigada pela visita!

    Imagens no Blog

    Imagens no Blog
    Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

    Quote do dia

    "Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
    (Pe. Fabio de Melo)