Verde é a cor de 2017 ditada pelo Instituto Pantone

sexta-feira, janeiro 13, 2017

Você sabia que a cor do ano de 2017 é Verde?
Pois é, o verde foi a tendência lançada pelo Instituto Pantone para este ano que iremos viver.
Mais especificamente, o verde carregado de energia e luz sob o código Greenery Pantone@15-0343.
Cor onipresente em todo o mundo, o verde é o pano de fundo que engloba o mundo natural com todo seu valor nos planos físico, simbólicos e emocional.


No nosso planeta onde todas as formas de vida são coloridas, tudo está relacionado as cores. As cores influenciam nossas vidas de inúmeras formas, nos orientando, chamando a atenção, favorecendo a expressão criativa, trazendo alegria ou não, tranquilidade, aconchego e diversas sensações que sentimos influenciadas por elas.

Não é por pouco que cor é assunto muito sério e complexo, tanto que podemos contar com diversos estudos sobre sua poderosa influência em todos os âmbitos da vida e atividades humanas. No âmbito da industria criativa mundial as cores são elementos de grande relevância, pois são essenciais na criação de todo tipo de produto.

Para se obter uma padronização quando os produtos, tecidos e impressos precisam ser iguais, é muito importante ter uma linguagem de cores universal que proporcione fórmulas de cores que garantam que o vermelho de um objeto brasileiro seja o mesmo quando o objeto for produzido na China, por exemplo.

Aí é que entra o trabalho de especialistas como é o caso da Pantone, que muitas pessoas confundem como um fabricante de tintas, mas que na verdade, é a empresa criadora de um sistema (Pantone Matching System -PMS) que funciona como um grande dicionário para a obtenção de fórmulas e padrões de cores que são utilizados no mundo todo.

A Pantone é tão relevante para os profissionais da indústria criativa que deixou de ser só um sistema de cores para virar um instituto que gera, todos os anos, novas tendências de cores para o mundo todo.


Na busca por tendências, o Instituto Pantone leva em consideração fatores econômicos e socioculturais para traçar a direção da cor do futuro através de estudos de como a cor influencia os processo de pensamento humano, emoções e reações físicas, tendo como missão proporcionar ao profissinais da indústria criativa mundial uma maior compreensão da cor de forma mais eficaz.

Para se chegar à seleção de uma cor especial para cada ano, os especialistas em cores do Instituto Pantone, vasculham o mundo à procura de novas influências de cor. Neste processo incluem a industria do entretenimento, filmes em produção, coleções de arte itinerantes, moda, novas tecnologias, materiais, texturas, plataformas de mídias sociais relevantes, condições socioeconômicas e socioculturais e até mesmo eventos esportivos que captem a atenção mundial. O resultado deste trabalho fez da Pantone uma autoridade global que desde o ano 2000 vem lançando com sucesso a cor do ano que tem influenciado o desenvolvimento de produtos e decisões de compra de várias indústrias, incluindo moda, mobiliário e design industrial.


Para 2017, o Greenery, este verde iluminado por uma luz amarela cítrica, foi escolhido pelos especialistas da Pantone através pesquisas que revelam com muita veemência que no mundo atual, quanto mais as pessoas se submergem em suas próprias realidades modernas, maior é seu desejo inato de mergulhar na beleza física e na unidade inerente do mundo natural. Esta mudança é percebida pela proliferação de todas as coisas "verdes" expressivas no cotidiano que se refletem no planejamento urbano, arquitetura, estilo de vida e escolhas de design globalmente.


"A Pantone faz o verde da vegetação explodir em 2017, para nos fornecer a tranquilidade que ansiamos em meio a um ambiente social e político tumultuado. Satisfazendo nosso crescente desejo de rejuvenescer e revitalizar, a vegetação simboliza a reconcialiação que buscamos com a natureza, conosco, com os outros e com um propósito maior," diz Leatrice Eiseman, Diretora Executiva do Pantone Color Institute.



Sobre a cor verde podemos ainda dizer, sentir e viver muitas experiências positivas...

  • Verde é a cor da Natureza viva. Está associado ao crescimento, a renovação e a plenitude, esperança, liberdade, saúde e vitalidade.
  • O verde acalma e traz equilíbrio ao corpo e ao espírito. o Seu uso em momentos de depressão e tristeza pode ser reconfortante e estimulante.
  • Associado aos movimentos ecológicos e de preservação do meio ambiente, a cor verde se harmoniza e promove boas energias em qualquer espaço.
  • Verde é a cor do chakra do coração. Cerne da receptividade e da aceitação, o chakra do coração é o centro energético mais poderoso do corpo humano, elo entre o lado físico e o lado espiritual do Ser, rege o funcionamento de nossas emoções e sentimentos.
  • Ao verde também está associada a ideia de esperança, decorrente da sua ligação com as transformações que ocorrem na primavera fazendo com que a esperança germine trazendo renovação após a escassez.
E vamos combinar, nosso mundo com tudo que nele vive está carente de mais verdes, de renovação, de esperança e de energias do bem brotando amor nos corações...



Veja as inspirações Greenery que selecionei para você










  • Verde combina com bem-estar por ser uma cor calmante que pode fazer com as pessoas se sintam melhor. Confirmado por diversos estudos, as pessoas se sentem mais energizadas e revitalizadas após passarem, ainda que apenas um pouco de tempo, junto da natureza. Uma maneira fácil de viver essa experiência diariamente é recriar essa sensação através de hábitos "verdes" refletidos em escolhas que incluam no seu cotidiano aproximações com o que o nosso mundo tem de melhor: a Natureza! Dicas de muitas maneiras para se aproximar da Natureza, você encontra aqui no "Jardim", como estas ideias deliciosas que a Pantone sugere no vídeo abaixo, e muito mais...


Eu adorei! E você?

Quer mais ideias Verdes? Veja também:






Abraços,
Sejamos Felizes em universos mais amorosos, naturais, leves e luminosos de esperança verde no olhar e no coração...


Verde as matas no olhar, ver de perto, ver de novo um lugar, ver adiante, sede de navegar, verdejantes tempos, mudança dos ventos no meu coração...(Verde - Costa Netto e Eduardo Gudin)




Fontes: Site Pantone - AQUI Imagens: Greenery Pantone - AQUI


Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!


Leia também!

1 comments

  1. Hi dear and thanks for following my blog on Bloglovin. I follow you immediately too!! So beautiful color...perfect for spring and summer season!!!
    Kisses from Italy,
    Eni

    Eniwhere Fashion
    Eniwhere Fashion Facebook

    ResponderExcluir

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)