Ideias Suculentas e Belas

terça-feira, fevereiro 18, 2014




Recebi recentemente de uma pessoa querida que mora em Oceanside (Califórnia) algumas fotos de um lugar pitoresco e muito charmoso que se chama "Suculenta Café". O local é um pátio cheio de inspiração. Lá em meio a centenas de formas e recipientes diversos com uma gama incrível de suculentas, as pessoas têm um ponto de encontro no mínimo exótico e com certeza singular. E foram as fotos da Sibele que inspiraram este post, no qual venho falar de um Universo de belezas suculentas para sua apreciação e inspiração. Assim, vamos começar pelo "Suculenta café"...


... que fica no 322 N. Cleveland St. em Oceanside - Califórnia - o local parece um jardim onde suculentas brotam das paredes em arranjos verticais ou sendo enquadrados como obras de Arte, e de todo o tipo de recipientes que por lá estiverem completando um cenário genuinamente "Suculento" de se ver. E o melhor, é que as centenas de arranjos exibidos podem ser comprados.


O poprietário Pedro Loyola, descobriu sua paixão por suculentas há mais ou menos 10 anos atrás, quando embarcou em um projeto para transformar seu quintal em uma paisagem que resistisse a seca. Escolheu para isso, plantas do gênero suculentas que lhe deram uma ampla gama de cores, texturas, tamanhos e formas favorecendo escolhas com infinitas possibilidades de composições.


O que começou como um hobby se tornou um negócio. Loyola começou a vender seus arranjos com suculentas considerado por muitos clientes "obras de arte" dentre outros tantos elogios que o incentivaram a transformar o que é agora o Suculenta Café.


Não é difícil gostar das suculentas. Elas são atraentes pelas estruturas que vão de simples à complexas e pela rusticidade que permite muitas possibilidades de usos e arranjos, pois demanda poucos cuidados na sua manutenção.


As suculentas são um grupo diversificado de plantas caracterizadas por folhas e talos carnudos. Os cactos fazem parte dessa espécie, assim como as aloes e os aeoniums. Muitas plantas suculentas são originárias de regiões de desertos quentes, secos e áridos. Por isso, as estruturas (raízes, caules, troncos, folhas) dessas plantas armazenam água, permitindo que sobrevivam por longos períodos de estiagem e para evitar a perda de umidade durante o dia. Uma característica de muitas espécies está nas folhas e caules com aspecto robusto (gordinho) que dá até vontade de apertar.


Para os jardineiros iniciantes, a maioria das suculentas são bem fáceis de cultivar:

  • Para o cultivo, o ideal é usar uma fibra natural, musgo seco, fibra de coco, casca de pinus, e pedriscos misturados a algum substrato idôneo existente no mercado e terra adubada. 
  • Suculentas não gostam de muita água, por isso as regas devem ocorrer a cada quinze dias no verão e apenas uma vez por mês no inverno.
  • Quanto a luminosidade, algumas espécies toleram o sol pleno, podendo ser plantadas em jardins, já outras, não toleram sol direto, mas todas gostam e precisam e muita luminosidade.

Arte Viva com suculentas


A versatilidade das suculentas decorrente das inúmeras formas, texturas e cores, aliadas a rusticidade que faz com que sua manutenção seja mínima sem prejudicar sua duração, contribui para muitas idéias com sua aplicação veja algumas:

Buquê de noiva - imagem web

Cobertura para casa de pássaro - imagem web

Guirlanda - imagem web

Quadro vivo - imagem web

Micro recipiente em rolhas - imagem web

Conchas como vasos na janela - imagem web

Terrários - imagem web

Inspirando a Arte


As formas e coloridos das suculentas inspiram também reproduções em pinturas e aquarelas, veja alguns trabalhos que selecionei para sua apreciação e inspiração:

Obra de Guy Magallanes

Obra de Guy Magallanes

Blue Suculente - Jo Ellen Layton

Wipgs Ear - Hanya Fojaco

Kalachoe - Hanya Fojaco


Dispenser Álcool em Gel e Sabonete Liquido estampa exclusiva Kasaflor


Mini Difusor de Aromas - arte exclusiva Kasaflor


"A lei suprema da Arte é a representação do belo."

(Leonardo da Vinci)

Abraços,
Sejamos Felizes!


Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!



Leia também!

4 comments

  1. Foi preciso você escrever esse post pra eu saber que essa flor se chama Suculenta! =P

    ResponderExcluir
  2. Olá Sybylla, as suculentas são muito "fofas", não? Suculenta é uma denominação popular que se universalizou para designar um grupo de plantas com as caracteristicas citadas no post, da robustez que permite o armazenamento de água. Um exemplo típico é o cacto que
    apresenta uma adaptação que o difere das outras suculentas, que é a transformação das folhas em espinhos que além de reter a água, ainda defende a planta de agressores. Existem milhares de plantas suculentas classificadas em várias famílias, todas com as mesmas características "fofas". Abç.

    ResponderExcluir
  3. E o formato delas lembra uma mandala. São lindas demais.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de fazer um jardim externo somente com suculentas, mas preciso de suporte profissional, pois não conheço muito bem essa espécie...

    ResponderExcluir

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)