Plantas que purificam o ar dentro de nossas casas

quarta-feira, maio 14, 2014


Você sabia que plantas dentro de casa também melhoram a qualidade do ar interior?



E que o ar que respiramos no interior de nossas casas é mais poluído do que o ar exterior?
Pois é, plantas ajudam na purificação do ar interior que, normalmente, é muito mais poluído do que o ar exterior. Muitos estudos foram desenvolvidos pela NASA a partir da década de 80, em parceria com a Associated de Empreiteiros da Paisagem da América, com a finalidade de encontrar plantas com propriedades capazes de purificar o ar em instalações espaciais. Em suas pesquisas encontraram várias plantas que filtram os compostos orgânicos voláteis (VOCs) comuns, muito prejudiciais à saúde humana.


Os compostos orgânicos voláteis (VOCs), são muito comuns em ambientes internos. Esses compostos são liberados por materiais sintéticos usados em acabamentos de casas, presentes em aditivos de pinturas, vernizes, tintas e solventes, bem como, materiais decorativos como carpetes, papel de parede e nos produtos de limpeza seca. Os VOCs são considerados poluentes perigosos, sendo que alguns deles são tóxicos e carcinogênicos.

Portanto a inalação destes compostos podem produzir efeitos adversos e diretos na saúde humana, principalmente através da exposição de concentrações elevadas por um longo período de tempo. A concentração dos VCOs fica mais intensa nos ambientes fechados do que ao ar livre. A maioria das pessoas permanece mais tempo dentro de suas casas, apartamentos, locais de trabalho (escritórios), escolas, etc, ambientes que em geral são fechados, portanto abafados, o que favorece a inalação de grandes porcentagens destes poluentes.



A boa notícia é que, para nossa sorte, os muitos estudos realizados confirmam cientificamente que, várias plantas possuem propriedades de filtrar os gases poluentes contidos nos mais diversos materiais presentes em nosso cotidiano. E, se ter uma "plantinha" para dar vida aos ambientes que nos abrigam, já era bom, fica melhor ainda tê-las por perto depois de saber de mais esta dádiva. Trago para este post uma lista com as melhores plantas para ambientes internos, que além de embelezar, de praxe, purificam o ar que respiramos nestes ambientes.

Babosa (Aloe vera) - Planta rústica da família das suculentas, é de fácil crescimento, gosta de luz e por isso deve ficar perto de uma janela ensolarada. Suas propriedades, filtram todos os compostos voláteis a base de benzina presentes em produtos químicos de limpeza, tintas, vernizes, colas e muito mais. O Aloe é uma ótima escolha para uma janela ensolarada de cozinha, pois além das propriedades de purificação do ar, o gel presente no interior das folhas desta planta, ajuda a curar cortes e queimaduras.


Gérbera (Gerbera jamesonii) - Planta da mesma família das margaridas e dos girassóis, além da beleza da flor, tem a propriedade na remoção de tricloroetileno, presente em muito produtos de limpeza a seco. Como a maioria das plantas com flor, gosta de bastante luminosidade. Pode ser usada em dormitórios, salas, escritórios e até mesmo na lavanderia.


Espada de São Jorge (Sanseveria trifasciata) - Esta planta é uma das melhores para a filtragem de formaldeído, que é comum em produtos de limpeza, papel higiênico, tecidos e produtos de higiene pessoal. Coloque um em seu banheiro, pois esta planta gosta de umidade e pouca luminosidade.


Folha coração (Philodendron oxycardium) - Esta planta trepadeira não é uma boa opção para quem tem crianças pequenas e/ou animais de estimação, pois é tóxica quando ingerida. Mas é comparada a um "burro de carga" para a remoção de todos os tipos de compostos orgânicos voláteis. Philodendrons são especialmente bons para combater o fomaldeído muito presente nos aglomerados.


Dracena (Dracaena deremensis) - Esta planta é excelente para combater poluentes associados com óleos e vernizes. Cresce mesmo sem luz solar direta se adaptando bem em ambientes fechados. Com folhas espalmadas em tons verde escuro e claro atinge um porte atraente que varia de 1 a 2 metros de altura.


Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii) - Planta originária da América Central, descoberta no século XIX. Sombra e regas semanais são os ingredientes necessários para o lírio-da-paz sobreviver e ainda produzir flores. Esta planta encabeça a lista da NASA como a planta que combate a maioria dos poluentes VOCs mais comuns.


crisântemosCrisântemo (Chrysanthemum)- Flor Nacional do Japão. Suas flores coloridas fazem mais do que iluminar os ambiente com suas formas e coloridos, as flores ajudam a filtrar o benzeno, comumente encontrado em colas, tintas, plásticos e detergentes. Esta planta gosta de muita luz e para que fique exuberante escolha um local perto de uma janela ensolarada.


Saiba mais sobre poluição em ambientes internos AQUI. E use e abuse das plantas, está mais do que confirmado que elas só têm a contribuir. Quanto aos efeitos colaterais, elas promovem mais harmonia, beleza e vida aos ambientes.

Então, Usufrua e Seja Feliz!
Abraços!

Imagens: Seleções google, minhas seleções pinterest

Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)