Piscinas Biológicas / Naturais

segunda-feira, novembro 10, 2014


Imagine você flutuando preguiçosamente em uma lagoa de água corrente refrescante e cristalina, cercada por plantas verdejantes e flores perfumadas, sentido o perfume de flores rodeadas por beija flores e borboletas e tendo o azul do céu como cobertura pacifica deste cenário idílico...


Isso não precisa existir só como parte de um sonho e sim se concretizar na realidade através da nova tendência de piscinas biológicas / naturais que vem conquistando muitos adeptos em diversos lugares do mundo.


Semelhantes a lagos e rios, as piscinas naturais também conhecidas como piscinas biológicas e piscinas ecológicas, são feitas para não receber químicas no processo de tratamento da água, que nesse caso é feito através de plantas e materiais naturais. O princípio de uma piscina biológica / natural reside na manutenção e sistema de filtragem da água que ocorre através de vegetação, ou seja, os princípios e funções biológicas para clarear e purificar a água são providos pela Mãe Natureza, fazendo com que a piscina além de ser mais saudável e ecológica, permita também um toque de design mais naturalista e diferente ao jardim.


As piscinas biológicas são fáceis de se integrar em qualquer espaço, ao estilo do jardim e a paisagem circundante. As plantas que circundam o tanque de natação, além de embelezar, filtram a água e criam uma atmosfera romântica e aconchegante ao conjunto.


A manutenção dessas piscinas requer bem menos investimento do que as piscinas tradicionais que necessitam de adição de produtos químicos, e aspiração constante. O processo é bem simplificado requerendo apenas alguma manutenção anual no que se refere as plantas que precisam ser cortadas e saneadas uma vez por ano.


A piscina biológica é um verdadeiro ecossistema, que é composto e dividido em duas partes: a área do banho - tanque para natação - e a área da vegetação. Essas áreas têm que ter superfícies aproximadamente iguais para que a filtragem natural seja eficaz, pois é na área em que as plantas estão que ocorre a purificação da água.


As plantas aquáticas utilizadas nas piscinas naturais são criadas em viveiros especificamente para esse fim e são fornecidas por empresas especializadas deste tipo de piscinas. Essas plantas tem um papel crucial pois são inteiramente responsáveis pela saúde e limpeza da água. As plantas aquáticas purificam a água sempre que liberam oxigênio, o que ocorre durante o típico processo de fotossíntese que caracteriza a flora. Uma vez que a piscina estará constantemente oxigenada, o risco da produção de microrganismos e bactérias é praticamente inexistente. De uma forma 100% natural e extremamente saudável, as plantas aquáticas substituem, na perfeição, os filtros e químicas habitualmente associados à limpeza da piscinas convencionais.


A piscina biológica é uma alternativa saudável a piscina convencional, pois não possui nenhum tratamento químico. Nesse sentido, não possui odor causado pelos produtos químicos, não provoca ressecamento e irritações na pele nem nas vias respiratórias. Além do benefício de nadar numa água natural, a piscina biológica possui o aspecto sem ruído semelhante a um lago perfeitamente integrado a paisagem resultando numa área de banho serena num espaço que se assemelha a um jardim aquático.

Aqui no Brasil a Ecosys, empresa especialista em lagos ornamentais é pioneira em piscinas naturais, tendo em seu portfólio alguns projetos bem interessantes. Saiba sobre AQUI

"A Natureza existe desde sempre e é, naturalmente, sustentável. Ela produz tudo aquilo que necessitamos para sobreviver com qualidade de vida e bem-estar tanto físico quanto psíquico."

Abraços,
Sejamos Felizes!

Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!


Fontes: ciclovivo, abcpiscinas, biopiscinas, imagens: minhas seleções pinterest

Leia também!

2 comments

  1. Ahhh, mas que vontade de me jogar!

    Minha casa é super quente, abafada. Ter uma dessas seria a salvação. rs Que inveja desses afortunados!

    ResponderExcluir
  2. Um relato sobre as plantas usadas seria mais inforativo

    ResponderExcluir

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)