O mundo é um Jardim que nutre e inspira nossas vidas

segunda-feira, dezembro 25, 2017

Se você concorda que o mundo é um imenso jardim, vai concordar também que podemos podemos inspirar nossas vidas comparando-as a um jardim.


Ao fazer uma comparação da nossa vida com um jardim, devemos focar que necessitamos de um cuidado permanente, que vai desde a preparação do solo, a escolha de boas sementes, a eliminação de ervas daninhas e o regar constante dentre outros cuidados delicados que nos proporcionaram o deslumbre diante das novidades que surgirão e desaparecerão com o passar do tempo.

"Olhe profundamente a Natureza e então você entenderá tudo melhor." (Albert Einstein)

Da mesma forma que nós seres humanos, desejamos evoluir nos diversos âmbitos da vida, buscando conhecimentos, queremos oportunidades para progredir e sermos felizes, um jardim tem necessidade de cuidados para ser construído, florescer e se manter.

Já aqueles de nós que valoriza o desenvolvimento da sabedoria na vida, devem cuidar constantemente de seu jardim interior. Devem aprender a separara o trigo do joio, selecionar boas sementes, utilizando discernimento, desapego, ética e amor, de forma que esse jardim possa florescer com toda sua beleza e esplendor.

"Todo jardim começa com uma estória de amor, antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da alma. Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles." (Rubem Alves)


Esta afirmação de Rubem Alves remete a uma outra de Angelus Silésius (místico medieval) que diz:
"Se, no teu centro um Paraíso não puderes encontrar, não existe chance alguma de, algum dia, nele entrar". 

Bem parecidas, ambas nos dizem que devemos cultivar e cuidar do nosso jardim interior para que ao penetrar nas nossas retinas com suas formas, cores, texturas, sons e aromas a Natureza seja como um poderoso antídoto que estimula nossos sentidos, promovendo boas sensações que nos ajudam a tranquilizar a mente e nos reconectar com o que temos de essencial.




"Buscando ver sua alma? Olhe sua própria forma e expressão, pessoas, essências,animais árvores, os rios fluindo, as rochas e as areias." (Walt Whitman)

O jardim está intimamente ligado à evolução da vida pela harmonia que produz, pela unidade da diversidade, pela beleza que resplandece e pela ordem no caos. Um espaço que representa a Natureza é uma espécie de balsamo para o bem-estar da mente.

Comparar o desenvolvimento da nossa vida com o desenvolvimento de um jardim é aprender com a mãe Natureza todos os exemplos de força e regeneração que são tão essenciais à vida humana.

O mundo depende da Natureza e, consequentemente nós também. Dela tudo é tirado como inspiração e para subsistência. A Natureza é nosso bem maior, que precisa cada vez mais de nós, para ser cuidada e preservada com o mesmo amor e generosidade que ela nos oferece.

A "Ecopsicologia", um novo estudo que une psicologia e ecologia, tanto como vivência como movimento social, é mais um meio de estudos que revela como os vínculos psicológicos que temos com a Natureza, envolvem nossas dimensões psíquicas e espirituais, ampliando o entendimento sobre quem somos e qual é o nosso papel na Teia da vida. Esta compreensão amplia também nosso entendimento de como a dimensão psicológica está na raiz da crise ambiental que vivemos, trazendo a tona uma realidade na qual temos responsabilidade na participação da preservação do nosso jardim de dentro e de fora. Saiba + sobre ecopsicologia - AQUI


Quando o homem, saudoso de suas origens, esvazia-se de energias, e, ao voltar-se para si mesmo percebe-se nostálgico dos espaços de céu, dos frescores das matas e das águas, do calor do sol, das estrelas da noite... Encontra revitalização através do contato com a natureza. A comunhão com a Natureza traz ao homem a revitalização das energias necessárias à vida pois, a Natureza faz parte da sua essência.

Veja também:

Abraços, desejosos de que você possa sempre manter uma conexão com a natureza, usufruir de toda sua generosidade e ser Feliz!


Fontes: Instituto Brasileiro de Ecopsicologia, Imagens: seleções google de gifs da natureza



Lembrou de alguém que gostaria do post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)